Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MMW5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Identidades, imagens e papéis museais nos discursos institucionais sobre a relação museu-escola
Autor(es): Mariana de Queiroz Bertelli
Primeiro Orientador: Silvania Sousa Nascimento
Primeiro membro da banca : Celia maria Fernandes Nunes
Segundo membro da banca: Sergio Dias Cirino
Resumo: Este trabalho estuda a relação entre museu e escola no âmbito das políticas educacionais. O objetivo da pesquisa foi investigar identidades, imagens e papéis museais nos discursos institucionais do museu e da escola. O discurso do museu foi analisado por meio das micro- políticas educacionais de um museu de ciência de Belo Horizonte, MG. Três propostas curriculares oficiais de abrangência distintas nacional, estadual e municipal representaram o discurso escolar, sendo elas os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) do estado de Minas Gerais e as Proposições Curriculares (PC) do município de Belo Horizonte, respectivamente. Foram utilizados apenas os currículos destinados às séries finais do Ensino Fundamental. A coleta de informações contou com a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. O método da Análise de Conteúdo foi utilizado para analisar os discursos textuais dos documentos e da entrevista. Os resultados do estudo indicaram um distanciamento entre propostas curriculares e as políticas museais pesquisadas. Por parte do museu, observa-se uma ênfase em seus aspectos social e educativo, além de uma busca por aproximação com o público, especialmente o escolar. Já as propostas curriculares ignoram a identidade educativa do museu, ressaltando, em sua maioria, a função de complemento à educação escolar e de mero receptor de visitas escolares. Este trabalho contribui para a compreensão de aspectos envolvidos na tensão existente na relação entre museu e escola e para ampliar o debate sobre a institucionalização dessa relação.
Abstract: This paper studies the relationship between museum and school in the context of educational policies. The research aimed to investigate museums identities, images and roles in the institutional discourses of museum and school. Museum discourse was analyzed by educational policies of a science museum in Belo Horizonte, Minas Gerais state. Three different curriculum policies scopes - national, state and municipal - represented the school discourse, named: Parâmetros Curriculares Nacionais for national context, Conteúdos Básicos Comuns from Minas Gerais state and Proposições Curriculares from Belo Horizonte city. We used only the final grades of elementary school curriculum. Datacollection included a documentary research and a semi-structured interview. Content Analysis method was applied to analyze textual documents and interviews discourses. The results indicated inconsistencies between curriculum and museum policies. When considering museum, there was an emphasis on its social and educational aspects, and an effort towards public approachment, especially scholar. Meanwhile, curriculum proposals ignore themuseum educational identity, highlighting, in most cases, just as a complementary function of school education with the role of a mere place for school visits. This work contributes to a better understanding of issues related with the tension relationship between museum and school and also to broaden the debate on the institutionalization of this relationship.
Assunto: Museus Aspectos educacionais
Educação
Ensino fundamental
Educação e Estado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MMW5
Data do documento: 2-Jul-2010
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