Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M6HZ5
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Quando O SANTO chama: O terreiro de umbanda como contexto de aprendizagem na prática
Autor(es): Renata Silva Bergo
Primeiro Orientador: Ana Maria Rabelo Gomes
Primeiro Coorientador: MARCIO GOLDMAN
Primeiro membro da banca : Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Segundo membro da banca: Nilma Lino Gomes
Terceiro membro da banca: Jocelio Teles dos Santos
Quarto membro da banca: Amauri Carlos Ferreira
Resumo: O que um terreiro de umbanda, localizado em um bairro da periferia de Belo Horizonte (MG), tem a revelar sobre processos de aprendizagem na prática é o tema dessa tese. Elaborado a partir de uma incursão etnográfica no universo das práticas cotidianas de umbanda, o estudo buscou identificar e descrever um modelo nativo de produção de umbandistas processo que pode ser compreendido, com auxílio teórico de Lave e Wenger (1991) como aprendizagem situada, e com Ingold (2000) como educação da atenção e processo de habilitação. Trata-se, pois, de uma pesquisa sobre os modos de pensar e agir dos membros de uma comunidade de prática específica, estando em seu cerne a discussão a respeito da aprendizagem como parte do processo de vir a ser, de se produzir, umbandista.
Abstract: What a umbanda temple located in a borough in the outskirts of Belo Horizonte (MG) has to reveal to us about learning processes is the theme of this theses. Thought from an ethnographic incursion into the universe of daily practices of umbandists, the study tries to identify and describe a native model of making umbandists process to be comprehended through the theoric help of Lave e Wenger (1991) as a type of situated learning, and through Ingold (2000) as education of attention and process of habilitation. It is, therefore, a research about ways of thinking and acting of the members of a community of practice specific, keeping in its core the discussion regarding learning as part of the process of becoming, making an umbandist.
Assunto: Umbanda
Sociologia educacional
Aprendizagem experimental
Educação
Educação comunitaria
Aprendizagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M6HZ5
Data do documento: 15-Abr-2010
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_renata_silva_bergo.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.