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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M6HZ5
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ana Maria Rabelo Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MARCIO GOLDMAN | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiz Alberto Oliveira Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nilma Lino Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Jocelio Teles dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Amauri Carlos Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Renata Silva Bergo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T11:17:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T11:17:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-04-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M6HZ5 | - |
dc.description.abstract | What a umbanda temple located in a borough in the outskirts of Belo Horizonte (MG) has to reveal to us about learning processes is the theme of this theses. Thought from an ethnographic incursion into the universe of daily practices of umbandists, the study tries to identify and describe a native model of making umbandists process to be comprehended through the theoric help of Lave e Wenger (1991) as a type of situated learning, and through Ingold (2000) as education of attention and process of habilitation. It is, therefore, a research about ways of thinking and acting of the members of a community of practice specific, keeping in its core the discussion regarding learning as part of the process of becoming, making an umbandist. | pt_BR |
dc.description.resumo | O que um terreiro de umbanda, localizado em um bairro da periferia de Belo Horizonte (MG), tem a revelar sobre processos de aprendizagem na prática é o tema dessa tese. Elaborado a partir de uma incursão etnográfica no universo das práticas cotidianas de umbanda, o estudo buscou identificar e descrever um modelo nativo de produção de umbandistas processo que pode ser compreendido, com auxílio teórico de Lave e Wenger (1991) como aprendizagem situada, e com Ingold (2000) como educação da atenção e processo de habilitação. Trata-se, pois, de uma pesquisa sobre os modos de pensar e agir dos membros de uma comunidade de prática específica, estando em seu cerne a discussão a respeito da aprendizagem como parte do processo de vir a ser, de se produzir, umbandista. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | comunidade de prática | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | umbanda | pt_BR |
dc.subject.other | Umbanda | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação comunitaria | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Quando O SANTO chama: O terreiro de umbanda como contexto de aprendizagem na prática | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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