Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BDANJG
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O uso da brincadeira nas aulas de Ciências
Autor(es): Alessandra Maria Cardoso
Primeiro Orientador: Mercy Rodrigues Ligeiro
Resumo: Este trabalho se deu com o objetivo de demonstrar como o ensino de Ciências pode favorecer o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, mais especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Embasando-nos em propostas metodológicas atuais, que procuram fomentar o espírito investigativo por meio da ludicidade, elaboramos uma sequência didática proposta à turma do terceiroano do primeiro ciclo. Nosso objetivo com esse plano de ação era partir das ideias iniciais dos alunos acerca do conhecimento científico, utilizando as brincadeiras para introduzir, trabalhar e retomar os conteúdos de Ciências. A brincadeira como estratégia de ensino nas aulas de Ciências foi o mote central da atividade, por meioda qual buscou-se empregar metodologias que fomentem nos estudantes desta faixa etária, uma curiosidade investigativa, que certamente contribuirá para a formação de alunos mais autônomos, com capacidade analítica, interessados em questionar a realidade a sua volta e instigados a buscar meios para compreendê-la
Assunto: Jogos educativos
Ciência Estudo e ensino
Brincadeiras
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BDANJG
Data do documento: 25-Set-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alessandra_maria_cardoso_machado.pdf836.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.