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dc.contributor.advisor1Maria do Carmo de Souza Reispt_BR
dc.contributor.referee1Dalmir Franciscopt_BR
dc.contributor.referee2Ivone de Lourdes Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Antônio Antunes Teixeirapt_BR
dc.creatorLaura Eugenia Araya Jimenezpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T18:27:50Z-
dc.date.available2019-08-14T18:27:50Z-
dc.date.issued2007-06-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAFI-7THNGS-
dc.description.resumoA presente pesquisa se desenvolve num contexto de reflexão sobre a suas ações a sua atuação no âmbito social por parte das empresas públicas e privadas, em procura do cumprimento dos princípios do desenvolvimento sustentável. Decorrente dessa compreensão surge o que hoje é identificado como Cidadania Corporativa ou Responsabilidade Social. Paralelamente, as organizações empresariais, passam a reconhecer a necessidade de se relacionar com os stakeholders numa perspectiva de diálogo e interação direta, e participar ativamente da vida social em co-responsabilidade com o meio no qual se insere. A partir do reconhecimento desse fenômeno, a presente pesquisa procura entender melhor como esse relacionamento acontece, e em que medida a interação comunicativa dota, ao relacionamento, de características de uma atuação socialmente responsável. Este trabalho serve-se de uma investigação qualitativa de base empírica que, com o auxílio da Grounded Theory, estudou o processo de relacionamento da Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG com as comunidades atingidas pela Usina de Irapé, no Vale de Jequitinhonha. A partir da análise das interações comunicativas, e tendo como objetivo saber em que medida a comunicação contribuiu para que o processo interativo aconteça, e possa conter características de uma ação socialmente responsável, a pesquisa consegue perceber como é a comunicação a viabilizadora do relacionamento empresa-comunidade, onde a procura do diálogo ainda que fortemente assimétrico é uma característica de responsabilidade social. A análise esta apoiada no paradigma praxiológico de comunicação excelente de QUÉRÉ, e toma-se como referência conceitual as perspectivas da teoria dos stakeholders e os modelos de comunicação de GRUNIG, da área de estudos da comunicação das organizações para estudar o processo de interação comunicativa. Para a analise das características de cidadania empresarial, utiliza-se a definição teórica do Instituto Ethos. Espera-se, com a pesquisa, contribuir para na discussão sobre a responsabilidade social como sendo de natureza comunicacional, e ao campo da Comunicação no que se refere à sua caracterização enquanto um campo que faz interface com os Estudos Organizacionais, considerando a falta de pesquisas de base empírica no estudo das interações sociais das organizações empresariais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social das organizaçõespt_BR
dc.subjectCEMIGpt_BR
dc.subjectIrapépt_BR
dc.subjectCidadania empresarialpt_BR
dc.subjectestudo de casopt_BR
dc.subjectGrounded Theorypt_BR
dc.subject.otherRelações públicaspt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.subject.otherComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subject.otherResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.titleA interação comunicativa de grupos com interesses diferentes constituída em uma ação socialmente responsável: estudo de caso do relacionamento da Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG (Brasil), com as comunidades atingidas pela construção da Usina de Irapépt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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