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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A interação comunicativa de grupos com interesses diferentes constituída em uma ação socialmente responsável: estudo de caso do relacionamento da Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG (Brasil), com as comunidades atingidas pela construção da Usina de Irapé
Authors: Laura Eugenia Araya Jimenez
First Advisor: Maria do Carmo de Souza Reis
First Referee: Dalmir Francisco
Second Referee: Ivone de Lourdes Oliveira
Third Referee: Luiz Antônio Antunes Teixeira
Abstract: A presente pesquisa se desenvolve num contexto de reflexão sobre a suas ações a sua atuação no âmbito social por parte das empresas públicas e privadas, em procura do cumprimento dos princípios do desenvolvimento sustentável. Decorrente dessa compreensão surge o que hoje é identificado como Cidadania Corporativa ou Responsabilidade Social. Paralelamente, as organizações empresariais, passam a reconhecer a necessidade de se relacionar com os stakeholders numa perspectiva de diálogo e interação direta, e participar ativamente da vida social em co-responsabilidade com o meio no qual se insere. A partir do reconhecimento desse fenômeno, a presente pesquisa procura entender melhor como esse relacionamento acontece, e em que medida a interação comunicativa dota, ao relacionamento, de características de uma atuação socialmente responsável. Este trabalho serve-se de uma investigação qualitativa de base empírica que, com o auxílio da Grounded Theory, estudou o processo de relacionamento da Companhia Energética de Minas Gerais CEMIG com as comunidades atingidas pela Usina de Irapé, no Vale de Jequitinhonha. A partir da análise das interações comunicativas, e tendo como objetivo saber em que medida a comunicação contribuiu para que o processo interativo aconteça, e possa conter características de uma ação socialmente responsável, a pesquisa consegue perceber como é a comunicação a viabilizadora do relacionamento empresa-comunidade, onde a procura do diálogo ainda que fortemente assimétrico é uma característica de responsabilidade social. A análise esta apoiada no paradigma praxiológico de comunicação excelente de QUÉRÉ, e toma-se como referência conceitual as perspectivas da teoria dos stakeholders e os modelos de comunicação de GRUNIG, da área de estudos da comunicação das organizações para estudar o processo de interação comunicativa. Para a analise das características de cidadania empresarial, utiliza-se a definição teórica do Instituto Ethos. Espera-se, com a pesquisa, contribuir para na discussão sobre a responsabilidade social como sendo de natureza comunicacional, e ao campo da Comunicação no que se refere à sua caracterização enquanto um campo que faz interface com os Estudos Organizacionais, considerando a falta de pesquisas de base empírica no estudo das interações sociais das organizações empresariais.
Subject: Relações públicas
Comunicação
Comunicação de massa
Comunicação nas organizações
Responsabilidade social da empresa
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7THNGS
Issue Date: 4-Jun-2007
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