Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
Autor(es): | Siomara Gomes Faria |
Primeiro Orientador: | André Guimarães Brasil |
Primeiro membro da banca : | Cesar Geraldo Guimaraes |
Segundo membro da banca: | Anita Silva Leandro |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a presença e a utilização das imagens de arquivo no cinemade Harun Farocki, especificamente no filme Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges,1988). O trabalho desse cineasta tcheco, radicado na Alemanha, problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam as que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam as que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). Este estudo abrange a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, buscando observar como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade. O trabalho se volta, concretamente, para a análise das operações discursivas dos arquivos como imagens-vestígio e imagenstestemunho. |
Abstract: | The research investigates the presence and use of archive images in Harun Farockis cinema, specifically in the movie Images of the World and Inscriptions of the War (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges, 1988). The work of this Czech filmmaker that lives in Germany, problematizes, in general lines, the forms of exercise of power, whether those that emerge from geopolitical conflicts, whether those that are disseminated through the most diverse social practices (forms ofcontrol and monitoring, technologies of production and circulation of images, strategies of consumption, information and advertising). The study covers the relationship between the archive images and the historical processes triggered by these records, seeking to observe how Farocki assembles the images in films that evoke the past in its own materiality. The work focuses, in particular, at the analysis of the discursive operations of the archives as vestige-images and testimony-images. |
Assunto: | Bilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme) Farocki, Harun Comunicação Comunicação de massa Arquivos Cinema |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL |
Data do documento: | 29-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf | 44.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.