Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNLM3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Questionamentos sobre a atuação do Regente: o ensino da Performance
Autor(es): Silvio Cesar Lemos Viegas
Primeiro Orientador: Oiliam Jose Lanna
Primeiro membro da banca : Antonio Lincoln Campos de Andrade
Segundo membro da banca: André Luiz de Campello Duarte Cardoso
Resumo: Esta dissertação busca pesquisar o ensino na formação acadêmica de jovens estudantes de regência, visando a sua performance, a busca pela verdade interpretativa, suas liberdades de escolha e individualismo, suas limitações, sua relação com a Orquestra, e as condições, dificuldades e liberdades que se pode ter em uma execução. Para tanto, foi usada uma bibliografia baseada, fundamentalmente, em depoimentos de renomados músicos e entrevistas realizadas com três reconhecidos regentes brasileiros da atualidade. As informações coletadas visam encontrar respostas às inúmeras variáveis que se apresentam diante do regente enquanto intérprete. Ao verificar como a atividade é encarada por eles em diversas situações profissionais, e, ao coletar estas informações, o objetivo deste trabalho é avançar nesta discussão tão ampla que é a interpretação por parte de um regente junto a um organismo musical vivo e pensante.
Abstract: It is the objective of this dissertation to study the teaching in the academic training of young learners of conducting, aiming at their performance, the search for a true performance, their freedom of choice and individualism, their limitations, their rapport with the orchestra and the conditions, hindrances, and liberties that they might have in the practice of their work. In order to reach that objective, we have made use of a bibliography based especially on the testimony of renowned musicians, as well as on interviews conducted with three noted contemporary Brazilian conductors. The data collected aim at finding the answer to the numerous variables which are presented to the conductor as an interpreter, to the way the activity is seen by them in the various professional situations, and, after amassing such information, it is our goal to offer a step forward in the broad discussion which is the interpretation of a conductor before a living and thinking musical organism.
Assunto: Regência Instrução e ensino
Musica
Música orquestral Análise, apreciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNLM3
Data do documento: 3-Jul-2009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_final_de_mestrado___revisada.pdf617.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.