Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHWU
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Do Iluminismo ao Cecilianismo: a música mineira para a missa nos séculos XVIII e XIX
Autor(es): Josineia Godinho
primer Tutor: Mauricio Alves Loureiro
primer miembro del tribunal : Andre Cavazotti e Silva
Segundo miembro del tribunal: Mauricio Freire Garcia
Tercer miembro del tribunal: Paulo Augusto Castagna
Resumen: No formulário da Missa fica explicita a uniformidade litúrgica desenvolvida pela Igreja Católica Romana no decorrer dos séculos. Pela grande expansão do Catolicismo, o texto do ordinário da Missa foi o mais usado pelos compositores em toda a história da música, mas a uniformidade desejada no campo litúrgico nunca foi alcançada no plano musical, independentemente das tentativas de regulamentação por parte da Igreja. Este trabalho enfoca a composição para Missas em Minas Gerais, nos séculos XVIII e XIX, visando detectar tendências estilísticas em comum entre os compositores, as relações dessas tendências com as linhas estilísticas gerais observadas na Europa, no mesmo período e, finalmente, a conformidade, ou não, das obras com as especificações litúrgicas relativas à música. Nesta investigação, servirão como base as linhas estabelecidas por duas correntes de pensamento de grande impacto para a compreensão da liturgia e da música sacra: o iluminismo e o cecilianismo.
Abstract: The rite of Mass shows the liturgical uniformity developed by the Roman Catholic Church in the course of several centuries. Due to the great dissemination of Catholicism, the Mass ordinary was the most used text in the entire history of music, but the desired uniformity in the liturgical level was never reached in its musical counterpart, even though the Church made many attempts in order to regulate it. The focus of this study is the musical composition of Masses in Minas Gerais (Brazil) in the 18th and 19th centuries, trying to find out common stylistic tendencies, relations betweenthese tendencies and general contemporary European stylistic traits and, finally, if these pieces follow or not liturgical regulations regarding sacred music. The conceptual framework of this research is based on two movements that had great influence on the ideas about liturgy and sacred music of that time: the Enlightenment and the Cecilianism.
Asunto: Missas (Musica) Minas Gerais Séc XVIII-XIX
Musica
Liturgia (Música)
Canções sacras
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHWU
Fecha del documento: 30-abr-2008
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_josin_ia___do_iluminismo_a_cecilianismo.pdf3.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.