Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7C3M3F
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Educador e Educando: dimensão relacional da educação em experiência positiva na escolarização de adolescentes |
Autor(es): | Liliane dos Santos Jorge |
primer Tutor: | Maria Amelia Gomes de C Giovanetti |
primer miembro del tribunal : | Geraldo Magela Pereira Leao |
Segundo miembro del tribunal: | Leoncio Jose Gomes Soares |
Tercer miembro del tribunal: | Amauri Carlos Ferreira |
Cuarto miembro del tribunal: | Eliane Ribeiro Andrade |
Resumen: | O tema dessa pesquisa originou-se de minha experiência como professora, quando me deparei com adolescentes que, apesar de terem iniciado sua escolarização na idade adequada e freqüentarem a escola regularmente, não haviam sido alfabetizados. Passei a questionar em que medida as relações que se estabelecem entre professores e alunos em situação de fracasso escolar poderia contribuir para uma experiência escolar mais positiva. A questão central desta pesquisa é decorrente dessa experiência. Procuramos refletir sobre a importância da dimensão relacional da educação, buscando, em uma experiência bem sucedida na alfabetização de adolescentes com trajetórias de fracasso escolar, elucidar as marcas que singularizavam a relação estabelecida entre a professora e seus alunos, em sua prática pedagógica. O referencial teórico metodológico em que se fundamentou a pesquisa compreende princípios da sociologia compreensiva, tomando como categorias de análise o sentido e a compreensão em Weber, a relação de intersubjetividade em VAZ e o cuidado, em CARVALHO. Os sujeitos desse estudo foram uma professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e seus alunos, dos quais dois, constituíram, especificamente, o foco de nossa atenção. Os dados foram coletados por meio de observação de campo, entrevistas e análise documental. Os resultados do estudo apontam algumas marcas que qualificam a prática pedagógica analisada: o enfrentamento das conseqüências da pobreza no ambiente escolar, a valorização da palavra e do diálogo, o investimento na reconstrução da auto-estima dos alunos, a valorização da ludicidade, possibilidades de liberdade e autonomia e, finalmente, o estudo também revelou as preocupações e inquietações que acometem o professor em decorrência das práticas de cuidado. |
Asunto: | Escola plural Professor Formação profissional Educação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7C3M3F |
Fecha del documento: | 31-ago-2007 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2000000132.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.