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http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7C3M3F
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Amelia Gomes de C Giovanetti | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Geraldo Magela Pereira Leao | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leoncio Jose Gomes Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Amauri Carlos Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Eliane Ribeiro Andrade | pt_BR |
dc.creator | Liliane dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T15:43:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T15:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2007-08-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7C3M3F | - |
dc.description.resumo | O tema dessa pesquisa originou-se de minha experiência como professora, quando me deparei com adolescentes que, apesar de terem iniciado sua escolarização na idade adequada e freqüentarem a escola regularmente, não haviam sido alfabetizados. Passei a questionar em que medida as relações que se estabelecem entre professores e alunos em situação de fracasso escolar poderia contribuir para uma experiência escolar mais positiva. A questão central desta pesquisa é decorrente dessa experiência. Procuramos refletir sobre a importância da dimensão relacional da educação, buscando, em uma experiência bem sucedida na alfabetização de adolescentes com trajetórias de fracasso escolar, elucidar as marcas que singularizavam a relação estabelecida entre a professora e seus alunos, em sua prática pedagógica. O referencial teórico metodológico em que se fundamentou a pesquisa compreende princípios da sociologia compreensiva, tomando como categorias de análise o sentido e a compreensão em Weber, a relação de intersubjetividade em VAZ e o cuidado, em CARVALHO. Os sujeitos desse estudo foram uma professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e seus alunos, dos quais dois, constituíram, especificamente, o foco de nossa atenção. Os dados foram coletados por meio de observação de campo, entrevistas e análise documental. Os resultados do estudo apontam algumas marcas que qualificam a prática pedagógica analisada: o enfrentamento das conseqüências da pobreza no ambiente escolar, a valorização da palavra e do diálogo, o investimento na reconstrução da auto-estima dos alunos, a valorização da ludicidade, possibilidades de liberdade e autonomia e, finalmente, o estudo também revelou as preocupações e inquietações que acometem o professor em decorrência das práticas de cuidado. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens | pt_BR |
dc.subject.other | Escola plural | pt_BR |
dc.subject.other | Professor Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | Educador e Educando: dimensão relacional da educação em experiência positiva na escolarização de adolescentes | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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