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dc.contributor.advisor1Maria Amelia Gomes de C Giovanettipt_BR
dc.contributor.referee1Geraldo Magela Pereira Leaopt_BR
dc.contributor.referee2Leoncio Jose Gomes Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Amauri Carlos Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee4Eliane Ribeiro Andradept_BR
dc.creatorLiliane dos Santos Jorgept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:43:56Z-
dc.date.available2019-08-10T15:43:56Z-
dc.date.issued2007-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HJPB-7C3M3F-
dc.description.resumoO tema dessa pesquisa originou-se de minha experiência como professora, quando me deparei com adolescentes que, apesar de terem iniciado sua escolarização na idade adequada e freqüentarem a escola regularmente, não haviam sido alfabetizados. Passei a questionar em que medida as relações que se estabelecem entre professores e alunos em situação de fracasso escolar poderia contribuir para uma experiência escolar mais positiva. A questão central desta pesquisa é decorrente dessa experiência. Procuramos refletir sobre a importância da dimensão relacional da educação, buscando, em uma experiência bem sucedida na alfabetização de adolescentes com trajetórias de fracasso escolar, elucidar as marcas que singularizavam a relação estabelecida entre a professora e seus alunos, em sua prática pedagógica. O referencial teórico metodológico em que se fundamentou a pesquisa compreende princípios da sociologia compreensiva, tomando como categorias de análise o sentido e a compreensão em Weber, a relação de intersubjetividade em VAZ e o cuidado, em CARVALHO. Os sujeitos desse estudo foram uma professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e seus alunos, dos quais dois, constituíram, especificamente, o foco de nossa atenção. Os dados foram coletados por meio de observação de campo, entrevistas e análise documental. Os resultados do estudo apontam algumas marcas que qualificam a prática pedagógica analisada: o enfrentamento das conseqüências da pobreza no ambiente escolar, a valorização da palavra e do diálogo, o investimento na reconstrução da auto-estima dos alunos, a valorização da ludicidade, possibilidades de liberdade e autonomia e, finalmente, o estudo também revelou as preocupações e inquietações que acometem o professor em decorrência das práticas de cuidado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovenspt_BR
dc.subject.otherEscola pluralpt_BR
dc.subject.otherProfessor Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleEducador e Educando: dimensão relacional da educação em experiência positiva na escolarização de adolescentespt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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