Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HFK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Professoras dos ciclos iniciais do ensino fundamental: a compreensão de si mesmas como educadoras matemáticas
Authors: Roberto Antonio Marques
First Advisor: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
First Referee: Maria Manuela Martins Soares David
Second Referee: Roseli Aparecida Cação Fontana
Third Referee: Ana Cristina Ferreira
Abstract: Neste trabalho, analisamos a compreensão que as professoras dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental têm de si mesmas como Educadoras Matemáticas. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove professoras que ensinam Matemática nos ciclos iniciais. As transcrições foram submetidas a Análise de Conteúdo, para definição de temas e argumentos que nos pareceram constituintes dessa compreensão. Lançando mão de recursos da Análise do Discurso, buscamos identificar e discutir os modos pelos quais as entrevistadas estruturam suas falas, assumem e respondem (a e por) discursos e posições no cenário escolar. A análise das entrevistas revela que a compreensão que as professoras têm de si mesmas como Educadoras Matemáticas passa pelas mediações que elas estabelecem na busca de soluções para os desafios de sua condição e prática docente. As preocupações identificadas nos seus depoimentos apontam para a necessidade de os cursos de formação de professores contemplarem os aspectos culturais que permeiam a condição docente de quem ensina Matemática.
Abstract: In this work, we analyzed the understanding that teachers of the initial cycles of Elementary School have about themselves as Mathematical Educators. Semi-structured interviews with nine teachers who teach Mathematics in the initial cycles were carried out. Submitting the transcriptions to Content Analysis, we tried to define constitutive themes and arguments of that understanding. Using Discourse Analysis resources, we searched to identify and to discuss the manners, in which the interviewees structure their speeches, assume and respond (to and for) speeches and positions in the school scenery. The interviews analyse shows that the teachers understanding of themselves as Mathematical Educators grees through the mediations that are established while they search solutions for challenges of their teaching condition and practice. The concerns identified in their speeches indicate the need for approaching cultural aspects of the Mathematics teaching conditions in training courses for these teachers.
Subject: Matematica Estudo e ensino
Educação
Professores Formação
Pesquisa Metodologia
Entrevistas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HFK
Issue Date: 26-Oct-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000541.pdf582.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.