Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-67FH5C
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A alfabetizadora bem-sucedida: meta análise de pesquisas sobre práticas de alfabetização no Brasil, entre os anos de 1980 e 1990
Autor(es): Patricia Regina Henrique Peles
Primeiro Orientador: Maria Lucia Castanheira
Primeiro membro da banca : Magdah Becker Soares
Segundo membro da banca: Iris Barbosa Goulart
Terceiro membro da banca: Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente um conjunto de pesquisas, nove trabalhos acadêmicos, catalogados no Centro de Documentação da Faculdade de Educação da UFMG, sobre alfabetizadoras bem-sucedidas no trabalho com crianças de classes populares. Essas pesquisas foram realizadas no período de 1980 a 1993 (Soares e Maciel, 2000). Por meio dessa análise busca-se identificar semelhanças e diferenças entre as características apontadas como responsáveis pelo sucesso das alfabetizadoras que tiveram sua prática de trabalho analisada. A partir da análise dos resultados, verifica-se que, no que se refere às semelhanças entre as alfabetizadoras, encontraram-se as seguintes características como influenciadoras no processo de alfabetização: o relacionamento professor-aluno com forte vínculo afetivo, a valorização da linguagem do aluno, a recepção do aluno no novo contexto, a confiança no aluno, o compromisso com seu aprendizado e segurança na metodologia adotada. No que se refere às diferenças, encontram-se o manejo de classe e os métodos de alfabetização adotados. As conclusões deste trabalho poderão subsidiar formadores de profissionais para a alfabetização, tanto na perspectiva pedagógica quanto na psicológica.
Abstract: This thesis aims to analyze recurrences between nine studies dealing with successful literacy education of popular class children in Brazil between 1980 and 1993. It aims to identify similarities and differences between the characteristics responsible for the success of the educators investigated. The analysis of the results revealed the following common characteristics concerning literacy educators: a strong affective emotional tie between teacher and student, valuing the students language, reception of the student in the new context, confidence in the students capability, commitment to the students learning, and confidence in the methodology adopted. Differences were observed concerning class management and the methodologies adopted. The conclusions of this work may guide literacy educators training both from the pedagogical and the psychological perspectives.
Assunto: Prática pedagógica
Educação
Alfabetização
Avaliação educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-67FH5C
Data do documento: 25-Out-2004
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