Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-67FH5C
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Lucia Castanheirapt_BR
dc.contributor.referee1Magdah Becker Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Iris Barbosa Goulartpt_BR
dc.contributor.referee3Francisca Izabel Pereira Macielpt_BR
dc.creatorPatricia Regina Henrique Pelespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T09:29:07Z-
dc.date.available2019-08-13T09:29:07Z-
dc.date.issued2004-10-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/IOMS-67FH5C-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze recurrences between nine studies dealing with successful literacy education of popular class children in Brazil between 1980 and 1993. It aims to identify similarities and differences between the characteristics responsible for the success of the educators investigated. The analysis of the results revealed the following common characteristics concerning literacy educators: a strong affective emotional tie between teacher and student, valuing the students language, reception of the student in the new context, confidence in the students capability, commitment to the students learning, and confidence in the methodology adopted. Differences were observed concerning class management and the methodologies adopted. The conclusions of this work may guide literacy educators training both from the pedagogical and the psychological perspectives.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar criticamente um conjunto de pesquisas, nove trabalhos acadêmicos, catalogados no Centro de Documentação da Faculdade de Educação da UFMG, sobre alfabetizadoras bem-sucedidas no trabalho com crianças de classes populares. Essas pesquisas foram realizadas no período de 1980 a 1993 (Soares e Maciel, 2000). Por meio dessa análise busca-se identificar semelhanças e diferenças entre as características apontadas como responsáveis pelo sucesso das alfabetizadoras que tiveram sua prática de trabalho analisada. A partir da análise dos resultados, verifica-se que, no que se refere às semelhanças entre as alfabetizadoras, encontraram-se as seguintes características como influenciadoras no processo de alfabetização: o relacionamento professor-aluno com forte vínculo afetivo, a valorização da linguagem do aluno, a recepção do aluno no novo contexto, a confiança no aluno, o compromisso com seu aprendizado e segurança na metodologia adotada. No que se refere às diferenças, encontram-se o manejo de classe e os métodos de alfabetização adotados. As conclusões deste trabalho poderão subsidiar formadores de profissionais para a alfabetização, tanto na perspectiva pedagógica quanto na psicológica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAnálise integrativapt_BR
dc.subject.otherPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA alfabetizadora bem-sucedida: meta análise de pesquisas sobre práticas de alfabetização no Brasil, entre os anos de 1980 e 1990pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado.pdf429.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.