Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7KPNAH
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ser-espelho: modos de atração e desvio
Authors: Claudia Malheiros Dodd Lourenzo
First Advisor: Stephane Denis Albert Rene Huchet
First Referee: Patricia Dias Franca
Second Referee: Marisa Florido Cesar
Abstract: A presente pesquisa propõe criar uma interlocução entre o tema dos espelhos e seus aspectos filosóficos, suas relações com a história da arte, da imagem e do olhar, bem como, estabelecer possíveis reverberações na trajetória plástica pessoal. Trata-se de levantar o aparente paradoxo existente entre as noções de atração e desvio, profundamente implicadas na relação entre as imagens e o pensamento ocidental vinculado aos mecanismos de especulação. Abriga em suas variadas instâncias sejam elas, textuais, conceituais ou imagéticas o interesse pelos aspectos metafóricos e físicos dos espelhos, na medida em que sejam fraturados, craquelados, clivados, possibilitando revelar ou obscurecer perspectivas distintas. Aconstrução poética pessoal que se processa, desdobra-se tanto no estudo da geometria da forma do cubo em seus aspectos psicanalíticos, fenomenológicos e históricos, quanto nas suasrelações com a fotografia fornecidas pelas noções de translação, trânsito, depósito, incrustação e precipitação, acionadas nas fotografias em estreita afinidade com uma modalidade singular de pensamento por imagens.
Abstract: The present research considers to create an interlocution between the subject of the mirrors and their philosophical aspects, their relations with history of the art, the image and the look, as well as establishing possible reverberation in the personal plastic trajectory. It is about raising the apparent existing paradox between the concept of attraction and detour deeply implied in the relation between the images and occidental thought entailed to the speculation mechanisms. It takes the interest for the metaphorical and physical aspects of the mirrors in their varied instances whether literal, conceptual or imagetic in the measure where they arebroken, cracked making it possible to disclose or overshadow distinct perspectives. The personal poetical construction that is in process in unfolded both the study of the geometry of the cube in its sychoanalytical, phenomenological and historical aspects and its relations with photograph supplied by the slight knowledge of translation, transit, deposit, incrustation and precipitation in photograph in close affinity with a singular modality of the thought for images.
Subject: Poeticas visuais
Morris, Robert, 1931- Crítica e interpretação
Arte e fotografia
Smith, Tony, 1912-1980 Die Crítica e interpretação
Arte Filosofia
Huyghe, Pierre, 1962- Crítica e interpretação
Giacometti, Alberto, 1901-1966 Cube Crítica e interpretação
Arte
Espelhos e arte
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7KPNAH
Issue Date: 19-Sep-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_definitiva.pdf6.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.