Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7TXPW9
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Quem são os mulatos?: sua imagem na pintura modernista brasileiraentre 1916 e 1934 |
Autor(es): | Marcos Cesar de Senna Hill |
Primeiro Orientador: | Stephane Denis Albert Rene Huchet |
Primeiro membro da banca : | Caio Cesar Boschi |
Segundo membro da banca: | Roberto Luis Torres Conduru |
Terceiro membro da banca: | Wanda de Paula Tofani |
Quarto membro da banca: | Marilia Andres Ribeiro |
Resumo: | A presente pesquisa escolheu o/a mulato/a como foco motivador de um estudo sobre a formação da sociedade brasileira e da cultura por ela produzida. A materialidade que fundamentou esse processo foi constituída de quatro pinturas executadas por artistas brasileiros que participaram do movimento modernista, deflagrado no país a partir dasprimeiras décadas do século XX. Desse período decorre a cronologia que delimita o estudo proposto: de 1917 a 1934. Partindo da História da Arte, buscamos, com as análises aqui desenvolvidas, uma aproximação com outros campos tais como a História, a Sociologia e a Antropologia, no intuito de configurar uma visão mais ampliada da questão da mestiçagem no Brasil. |
Abstract: | Le sujet de cette recherche est le mulâtre, considéré comme figure centrale dune étude sur la formation de la société brésilienne, y compris sa culture. Le matériau qui structure ce processus est constituée de quatre peintures éxécutées par des artistes qui ont participé aumouvement moderniste brésilien engagé dès les premières décennies du xxème siècle. C'est dans cette période que prend origine la chronologie qui délimite létude ici proposée: de 1917 à 1934. En nous situant d'abord dans lHistoire de lArt, nous avons cherché unrapprochement avec dautres champs tels que lHistoire, la Sociologie et lAntropologie, dans lintention de mettre en place une vision amplifiée de la question concernant le métissage au Brésil. |
Assunto: | Modernismo (Arte) Brasil Portinari, Cândido, 1903-1962 Crítica e interpretação Arte brasileira História Mulatos Aspectos sociológicos Brasil Malfatti, Anita, 1896-1964 Crítica e interpretação Mulatos na arte Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Crítica e interpretação Di Cavalcanti, Emiliano, 1897-1976 Crítica e interpretação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7TXPW9 |
Data do documento: | 26-Jun-2008 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
quemsaoosmulatos_baixa.pdf | 4.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.