Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7TXPW9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Stephane Denis Albert Rene Huchetpt_BR
dc.contributor.referee1Caio Cesar Boschipt_BR
dc.contributor.referee2Roberto Luis Torres Condurupt_BR
dc.contributor.referee3Wanda de Paula Tofanipt_BR
dc.contributor.referee4Marilia Andres Ribeiropt_BR
dc.creatorMarcos Cesar de Senna Hillpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:02:23Z-
dc.date.available2019-08-14T12:02:23Z-
dc.date.issued2008-06-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-7TXPW9-
dc.description.abstractLe sujet de cette recherche est le mulâtre, considéré comme figure centrale dune étude sur la formation de la société brésilienne, y compris sa culture. Le matériau qui structure ce processus est constituée de quatre peintures éxécutées par des artistes qui ont participé aumouvement moderniste brésilien engagé dès les premières décennies du xxème siècle. C'est dans cette période que prend origine la chronologie qui délimite létude ici proposée: de 1917 à 1934. En nous situant d'abord dans lHistoire de lArt, nous avons cherché unrapprochement avec dautres champs tels que lHistoire, la Sociologie et lAntropologie, dans lintention de mettre en place une vision amplifiée de la question concernant le métissage au Brésil.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa escolheu o/a mulato/a como foco motivador de um estudo sobre a formação da sociedade brasileira e da cultura por ela produzida. A materialidade que fundamentou esse processo foi constituída de quatro pinturas executadas por artistas brasileiros que participaram do movimento modernista, deflagrado no país a partir dasprimeiras décadas do século XX. Desse período decorre a cronologia que delimita o estudo proposto: de 1917 a 1934. Partindo da História da Arte, buscamos, com as análises aqui desenvolvidas, uma aproximação com outros campos tais como a História, a Sociologia e a Antropologia, no intuito de configurar uma visão mais ampliada da questão da mestiçagem no Brasil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectMestiçagempt_BR
dc.subjectMulatismopt_BR
dc.subjectModernismo brasileiropt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subject.otherModernismo (Arte) Brasilpt_BR
dc.subject.otherPortinari, Cândido, 1903-1962 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherArte brasileira Históriapt_BR
dc.subject.otherMulatos Aspectos sociológicos Brasilpt_BR
dc.subject.otherMalfatti, Anita, 1896-1964 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMulatos na artept_BR
dc.subject.otherAmaral, Tarsila do, 1886-1973 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDi Cavalcanti, Emiliano, 1897-1976 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleQuem são os mulatos?: sua imagem na pintura modernista brasileiraentre 1916 e 1934pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
quemsaoosmulatos_baixa.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.