Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
Autor(es): Adao Fernandes da Silva
Primeiro Orientador: Luiz Roberto Pinto Nazario
Primeiro membro da banca : Fernando Antonio Mencarelli
Segundo membro da banca: Lyslei de Souza Nascimento
Resumo: Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 ainda dominam a sociedade.Discorrer acerca de certas marcas dessas reflexões é o objetivo deste trabalho que se desenvolve em duas partes: a primeira trata das concepções teóricas de Pasolini; a segunda da prática desta teoria - a obra do próprio Pasolini. A pesquisa permitiu a elaboração de algumas considerações que mostram a pertinência e atualidade do pensamento de Pasolini sobre questões relacionadas à Semiótica, à Teoria do cinema e de sua própria produção cinematográfica.
Assunto: Linguagem cinematográfica
Teoria cinematográfica
Arte
Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 Crítica e interpretação
Semiologia (Cinema)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y
Data do documento: 5-Set-2007
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_de_adao_fernandes.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.