Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação |
Autor(es): | Adao Fernandes da Silva |
Primeiro Orientador: | Luiz Roberto Pinto Nazario |
Primeiro membro da banca : | Fernando Antonio Mencarelli |
Segundo membro da banca: | Lyslei de Souza Nascimento |
Resumo: | Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 ainda dominam a sociedade.Discorrer acerca de certas marcas dessas reflexões é o objetivo deste trabalho que se desenvolve em duas partes: a primeira trata das concepções teóricas de Pasolini; a segunda da prática desta teoria - a obra do próprio Pasolini. A pesquisa permitiu a elaboração de algumas considerações que mostram a pertinência e atualidade do pensamento de Pasolini sobre questões relacionadas à Semiótica, à Teoria do cinema e de sua própria produção cinematográfica. |
Assunto: | Linguagem cinematográfica Teoria cinematográfica Arte Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 Crítica e interpretação Semiologia (Cinema) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y |
Data do documento: | 5-Set-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_de_adao_fernandes.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.