Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação |
Authors: | Adao Fernandes da Silva |
First Advisor: | Luiz Roberto Pinto Nazario |
First Referee: | Fernando Antonio Mencarelli |
Second Referee: | Lyslei de Souza Nascimento |
Abstract: | Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 ainda dominam a sociedade.Discorrer acerca de certas marcas dessas reflexões é o objetivo deste trabalho que se desenvolve em duas partes: a primeira trata das concepções teóricas de Pasolini; a segunda da prática desta teoria - a obra do próprio Pasolini. A pesquisa permitiu a elaboração de algumas considerações que mostram a pertinência e atualidade do pensamento de Pasolini sobre questões relacionadas à Semiótica, à Teoria do cinema e de sua própria produção cinematográfica. |
Subject: | Linguagem cinematográfica Teoria cinematográfica Arte Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 Crítica e interpretação Semiologia (Cinema) |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y |
Issue Date: | 5-Sep-2007 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_de_adao_fernandes.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.