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http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WSJPB
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Sobre as possibilidades da impermanência: Fotografia e monumento |
Autor(es): | Lais Myrrha |
Primeiro Orientador: | Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
Primeiro membro da banca : | Wanda de Paula Tofani |
Segundo membro da banca: | Márcio Orlando Seligmann Silva |
Resumo: | A partir da teoria da fotografia em Walter Benjamin e em Roland Barthes faremos algumas incursões pelas temáticas que envolvem a construção e permanência dos monumentos, das memórias e dos valores atribuídos aos objetos e às imagens. Destacaremos como questões fundamentais a distância e a ausência tal como pensada por esses autores. O mesmo peso terá ainda a análise pontual de algumas obras de Nan Goldin, Christian Boltanski, Rosângela Rennó, Joseph Beuys, Rachel Whiteread, Susan Hiller, Félix González- Torres e On Kawara. Nelas buscaremos detectar estratégias e alegorias sobre a relação memória/esquecimento. Ao mesmo tempo, tentaremos pensar essas obras como veículos de reinserção do memento mori nas sociedades capitalistas contemporâneas que paradoxalmente tentam afastar a idéia da morte, se lançando num consumismo desenfreado que decreta já morto tudo o que acaba de nascer. |
Abstract: | Departing from Walter Benjamins and Roland Barthes photography theory, we will go through the constellation of themes that deals with the construction and permanence of monuments, memories and the values given to obejcts or images. Distance and absence, as thought by theseauthors, will be regarded as fundamental questions. Equal weight will be given to punctual analysis of some works from artists such as Nan Goldin, Christian Boltanski, Rosângela Rennó, Joseph Beuys, Rachel Whiteread, Susan Hiller, Félix González-Torres and On Kawara. In them we will try to detect strategies and allegories on the relation memory / oblivion. At the same time, well try to see these works as vehicles of reinsertion of the memento mori in contemporary capitalists societies that, paradoxically, tries to put away the idea of death, throwing themselves in an unstoppable consumism that postulates as dead everything that has just born. |
Assunto: | Arte contemporânea Arte moderna Séc XXI Memória Benjamin, Walter, 1892-1940 Fotografia e anti-monumento Barthes, Roland, 1915-1980 Arte Criação (Literária, artística, etc) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WSJPB |
Data do documento: | 19-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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