Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-894NVT
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna
Autor(es): Anamaria Ruegger Almeida Neves
Primeiro Orientador: Maria do Ceu Diel de Oliveira
Primeiro membro da banca : Milton José de Almeida
Segundo membro da banca: Flavio de Lemos Carsalade
Terceiro membro da banca: Maria Regina Emery Quites
Quarto membro da banca: Luciano Migliaccio
Resumo: Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve serantecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com discussões entre colegas, mas com estudos entre as diversas áreas do conhecimento. As obras de arte estão representadas na nossa cultura, não só pela Estética, mas também, pela História comotestemunhas de tempo e lugar. É uma característica da atualidade o grande avanço tecnológico e, consequentemente, a sua utilização e desenvolvimento na área da Conservação, o que é muito bom, porque permite aos profissionais o uso de novos recursos técnicos. Por outro lado, questiono se o pensamento teórico e o juízo crítico têm sido buscados nos momentos de decisões, ou seja, no momento de se definir qual o melhor tratamento a ser realizado. Através da Arte da Memória percorri caminhos que me levaram aos teóricos da restauração, aos filósofos, aos tratadistas da arte do afresco e também aos físicos e matemáticos. Escolhi como Imagem Agente para expandir o meu pensamento, a restauração pelo processo da AnastiloseInformática, desenvolvido no Departamento de Física da Universidade de Pádua, Itália, para os afrescos de Andrea Mantegna pintados na Capela Ovetari na Igreja dos Eremitas, nessa mesma cidade. Procurei uma relação entre diferentes linhas de pensamento, apresentandotextos antigos e novos, na tentativa de encontrar um suporte teórico para as decisões no que se refere ao tratamento pictórico, respeitando o tratamento estético em obras de arte. Reforcei a necessidade de se compreender a obra nos seus contextos históricos, artístico e cultural, como também na sua afirmação no tempo e no espaço, diferenciando decisões para cada caso e momento específico. Busquei dialogar com outras experiências de restauração de pinturas murais e apresento a restauração pelo processo de Anastilose Informática desenvolvida naUniversidade Politécnica de Valencia, Espanha. Sem pretender comparar métodos ou resultados, mas interar a pedagogia visual que resulta de uma obra restaurada.
Abstract: On my research, I looked for a balance between Thought and Techno-science. As an art conservator, I am worried about the decisions for restoration treatments, mainly the pictorial ones. I believe that decision taking needs to be preceded and accompanied by a critical judgment, which is developed not only through discussions and debates with partner meetings, but also, studying various knowledge areas. The art works are represented on our culture by their Aesthetics and History, as witnesses of their time and place. I am aware that technology development is a hallmark of the present age and, obviously, its utilization on Conservation is very important because it yields new technical resources. On the other hand, I ask if theory and critical judgment are being applied during the decision taking or, in other words, during the moment when the best treatment is defined. Through the Art of Memory, Iwalked on ways that introduced me to the conservation theorists, to the philosophers, to the frescoes treatises and also to the physicists and mathematicians. I selected, as an Agent Image to explore my thoughts, the restoration via Computer-based Recomposition process, developed by the Physics Department of the Padua University in Italy, for the AndreaMantegna frescoes painted on the Ovetari Chapel in the Eremite Church in the same city. I looked for a relationship between different ideas, presenting new and old views in the search for a theoretical support for the decisions related to pictorial treatments which consider the Aesthetical meanings on art works. I reinforce the necessity of understanding the art work on all concepts: historic, artistic and cultural, and also its place on time and location, choosing decisions for each specific situation and moment. I looked for the dialog with other wallpainting restorations experiences and I also present another Computer-based Recomposition restoration process developed and carried out at the Polytechnique University of Valencia in Spain. Without intentions to compare methods or results, but understand the Visual Pedagogy that results of a restored art work.
Assunto: Critica de arte
Arte Conservação e restauração Processo decisorio
Estetica
Arte Filosofia
Mantegna, Andrea, 1431-1506 Pintura Conservação e restauração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-894NVT
Data do documento: 24-Jun-2010
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