Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QMLSH
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O conhecimento epistemológico e o conhecimento em arte: análise de paradigmas do século XXI sob enfoque transdisciplinar
Autor(es): Fabricio Andrade Pereira
primer Tutor: Lucia Gouvea Pimentel
primer miembro del tribunal : Amadeu Roselli Cruz
Segundo miembro del tribunal: Maria Christina de Souza Lima Rizzi
Tercer miembro del tribunal: Hercules Toledo Correa
Cuarto miembro del tribunal: GLAUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE
Resumen: Esta tese aborda interlocuções entre o conhecimento em Arte/Educação e em Ensino de Arte com possíveis abordagens a partir de paradigmas contemporâneos em Filosofia da Arte, Sociologia da Arte, Psicologia Cognitiva e Ciências Psicológicas. Propõe o conceito de Objeto Estendido para o Ensino de Arte. Discute, a partir de referências textuais, aspectos sobre o Conhecimento, a Memória, a Linguagem, a Percepção como elementos fundamentais para a arte/educação e para o ensino de Arte.
Abstract: This thesis addresses dialogues between the knowledge on Art/Education and Art Education with possible approaches departing from contemporary paradigms in Philosophy of Art, Sociology of Art, Cognitive Psychology and Psychological Science. It proposes the concept of Extended Object to Art Education. It discusses, based on textual references, aspects of knowledge, of Memory, of Language and of Perception as key elements for Art/Education and Art Education.
Asunto: Arte e educação Séc XXI
Teoria do conhecimento
Arte Aspectos sociais
Artes
Psicologia da aprendizagem
Arte Filosofia
Arte Estudo e ensino
Arte e sociedade Séc XXI
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QMLSH
Fecha del documento: 7-jul-2011
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_fabricio_andrade.pdf788.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.