Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGJPT
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Imagens no vazio: estudos da trilogia os nossos antepassados, de Italo Calvino
Autor(es): Neide das Gracas de Souza Bortolini
Primeiro Orientador: Antonio Barreto Hildebrando
Primeiro membro da banca : Fernando Antonio Mencarelli
Segundo membro da banca: Daisy Leite Turrer
Terceiro membro da banca: Edson Luiz André de Sousa
Quarto membro da banca: Carla Andrea Silva Lima
Resumo: No estudo acerca de Os nossos antepassados (1960) a trilogia de Italo Calvino que reúne O visconde partido ao meio (1951), O barão nas árvores (1957) e O cavaleiro inexistente (1959) , a imagem se conecta a uma concepção de teatralidade, a partir da noção de visibilidade do mesmo escritor. Alguns fragmentos da sua obra ensaística abrem apossibilidade de leitura de sua ficção no gênero fantástico, a partir da poética do neorrealismo. O espetáculo cênico-musical do Grupo Galpão Partido (1999) , criado a partir da primeira obra da trilogia, é um forte exemplo da dimensão da imagem na literatura de Calvino, reiteradamente recriada pelo teatro, entre outras artes. A noção daimagem artística no jogo de entreolhares, em diálogo com algumas características do teatro pós-dramático, aponta a dimensão do sujeito do inconsciente. Por essa via, é traçada uma articulação de Os nossos antepassados com uma leitura da concepção psicanalítica desujeito, indicada pelos conceitos de real, simbólico e imaginário.
Abstract: Nello studio de I nostri antenati (1960) la trilogia di Italo Calvino che raccoglie Il visconte dimezzato (1951), Il barone rampante (1957), Il cavaliere inesistente (1959) l'immagine si collega a una concezione di teatralità, partendo dall'idea di visibilità propria dello scrittore. Alcuni frammenti della sua opera saggistica aprono possibilità di letturedella sua finzione nel genere fantastico, partendo dalla poetica del Neorealismo. Lo spettacolo scenico-musicale del gruppo Galpão Partido (1999) creato a partire dalla prima opera della trilogia, è un chiaro esempio della dimensione dell'immagine nellaletteratura di Calvino, più volte ricreata dal teatro, tra altre arti. L'idea dell'immagine artistica nel gioco di sguardi, in dialogo con alcune caratteristiche del teatro postdrammatico, punta verso la dimensione del soggetto dell'incosciente. Da queste idee, si disegna un legame de I nostri antenati con una lettura della concezione psicanalitica delsoggetto indicata dai concetti di reale, simbolico e immaginario.
Assunto: Teatro
Arte e literatura
Criação (Literária, artística, etc)
Literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGJPT
Data do documento: 2-Ago-2013
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