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http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
Autor(es): | Daniel Furtado Simoes da Silva |
Primeiro Orientador: | Antonio Barreto Hildebrando |
Primeiro membro da banca : | Nara Waldemar Keiserman |
Segundo membro da banca: | Ines Alcaraz Marocco |
Terceiro membro da banca: | Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza |
Quarto membro da banca: | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
Resumo: | Pretendemos aqui investigar os desdobramentos que a cena contemporânea coloca para o ator no seu trabalho, dentro do quadro do teatro pós-dramático ou performativo. Partimos de uma breve rememoração do desenvolvimento do conceito de personagem, da forma como ele foi pensado ao longo da história do teatro, até chegarmos à prática de criadores que desestabilizaram e ultrapassaram esse conceito. Discutindo o enquadramento teatral e aoscilação entre os planos da representação e da presença, observaremos como o ator se comporta num contexto em que proliferam: a utilização de material pessoal do ator, queculmina no depoimento autobiográfico; a execução de ações com um caráter não mais dramático, mas eminentemente performativo; a utilização de personas do ator; a criação de jogos e de diversas maneiras de propor interações com a plateia. São processos queaproximam o ator, seu método de trabalho, do performer e de seus procedimentos. Oscilando da representação à não-representação, o ator transita entre diversos registros de atuação, tendo de recriar sua metodologia de trabalho. |
Abstract: | We intend to investigate the ramifications that the contemporary scene puts for the actor in his work, within the framework of post-dramatic or performative theater. We start with a brief recollection of the development of the concept of character as it was thought throughout the history of theater, until we get to the practice of creators who destabilizedand surpassed this concept. Discussing the theatrical framework and the oscillation between the planes of representation and presence, we look at how the actor behaves in a context in which proliferate: the use of the actor's personal stuff, culminating in the autobiographical testimony; performing actions with a character no more dramatic, buteminently performative; using personas of the actor, the creation of games and several ways to propose interactions with the audience. There are processes that approaching the actor, his method of work, to the performer and its procedures. Teetering from acting notacting,the actor moves between various performance records, having to recreate their work methodology. |
Assunto: | Teatro Séc XX-XXI Performance (Arte) Representação teatral |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R |
Data do documento: | 16-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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