Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHJ8Q
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Envelopes de memórias: o relato como dispositivo de registro da performance |
Authors: | Maria Clara Martins Rocha |
First Advisor: | Patricia Dias Franca |
First Referee: | Lucia Gouvea Pimentel |
Second Referee: | Stephane Denis Albert Rene Huchet |
Abstract: | Os diversos dispositivos de registro da arte oferecem uma gama de possibilidades de reflexões sobre seus impactos e sua capacidade de revelar as experiências proporcionadas pelo contato com a mesma. Neste texto apresento o relato dos públicos das performances como um dispositivo que atravessa essas experiências. E que através do olhar dos públicos que presenciam as ações, onde toco a memória, as experiências de passagens imaginárias e ainda a possibilidade da permanência e impermanência da performance, partindo dos públicos que presenciaram a ação até os públicos terciários, aqueles que têm conhecimento da performance através do relato do outro, através do círculo de contatos que se forma. O texto divide-se em dois momentos: o primeiro é uma tentativa de resposta à pergunta que gerencia a presença de conceitos como oralidades, palavras e paisagens imaginárias. Já o segundo momento se compromete em dialogar com questões que perpassam a memória, o tempo e a narrativa, o que tange o registro e suas potencialidades. |
Subject: | Arte moderna Séc XXI Memória na arte Performance (Arte) Artes Criação (Literária, artística, etc) |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHJ8Q |
Issue Date: | 2-Sep-2013 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
envelopes_de_mem_rias_maria_clara_rocha.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.