Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSU8V
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Validade ecológica de um simulador de voo para PC no uso de inglês como L2
Autor(es): Dilso Correa de Almeida
Primeiro Orientador: Ricardo Augusto de Souza
Primeiro membro da banca : Mailce Borges Mota Fortkamp
Segundo membro da banca: Milton do Nascimento
Terceiro membro da banca: Ana Cristina Fricke Matte
Quarto membro da banca: Luciane Corrêa Ferreira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a validade ecológica de um jogo simulador de voo para PC como ferramenta de suporte para o estudo do uso situado de inglês como L2 por pilotos. Com o amparo da teoria da cognição distribuída, buscou-se primeiro compreender como os processos representacionais de instruções específicas do controle de tráfego aéreo propagam-se pelos artefatos mediadores no ambiente de atuação do piloto. A seguir, uma atividade simulada foi elaborada para verificar a correspondência entre os processos descritos anteriormente e o desempenho de pilotos bilíngues no cumprimento das mesmas instruções em um jogo simulador de voo vendido comercialmente. Por fim, foram coletadas as percepções dos participantes sobre a atividade simulada. O estudo revelou um alto nível de fidedignidade entre as situações comunicativas simuladas e as contingências comunicativas do domínio alvo. Além disso, apontou um grande envolvimento dos participantes durante a atividade simulada e uma grande receptividade por parte destes em relação ao uso do simulador no uso de inglês com propósitos específicos às comunicações aeronáuticas. O estudo sugere que a utilização de um simulador para PC pode ser uma opção economicamente viável e ecologicamente válida no estabelecimento de um ambiente situado para o estudo do uso de inglês como L2, apresentando aos usuários envolvimentos comunicativos análogos aos encontrados no mundo real.
Abstract: This research aimed at evaluating the ecological validity of a PC-based flight simulator game as a supporting tool for the study of the situated use of L2 English by pilots. Backed by the theory of distributed cognition, the first step was to seek an understanding of how representational processes of specific air traffic control instructions propagate through mediating artifacts in the pilots work environment. Next, a simulated activity was devised to verify the correspondence between the processes previously described and the performance of bilingual pilots in response to the same instructions in an off-the-shelf flight simulator game. Finally, the perceptions of the participants about the simulated activity were gathered. The study revealed a high level of fidelity between the simulated communicative situations and the communicative contingencies of the target domain. Furthermore, it showed a high level of involvement of the participants during the activity and a high receptivity towards the adoption of a PC-based flight simulator for the use of L2 English for air communications. The study suggests that the use of this type of flight simulator may be an economically viable and an ecologically valid option to establish a situated environment for the study of the use of L2 English, presenting the users with communicative demands similar to the ones found in the real world.
Assunto: Jogos educativos
Aquisição da segunda linguagem
Semiótica
Língua inglesa Ensino auxiliado por computador
Língua inglesa Inglês técnico Estudo e ensino
Cognição
Ensino auxiliado por computador
Língua inglesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSU8V
Data do documento: 16-Fev-2011
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