Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSU8V
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Mailce Borges Mota Fortkamppt_BR
dc.contributor.referee2Milton do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee3Ana Cristina Fricke Mattept_BR
dc.contributor.referee4Luciane Corrêa Ferreirapt_BR
dc.creatorDilso Correa de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T17:35:48Z-
dc.date.available2019-08-13T17:35:48Z-
dc.date.issued2011-02-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSU8V-
dc.description.abstractThis research aimed at evaluating the ecological validity of a PC-based flight simulator game as a supporting tool for the study of the situated use of L2 English by pilots. Backed by the theory of distributed cognition, the first step was to seek an understanding of how representational processes of specific air traffic control instructions propagate through mediating artifacts in the pilots work environment. Next, a simulated activity was devised to verify the correspondence between the processes previously described and the performance of bilingual pilots in response to the same instructions in an off-the-shelf flight simulator game. Finally, the perceptions of the participants about the simulated activity were gathered. The study revealed a high level of fidelity between the simulated communicative situations and the communicative contingencies of the target domain. Furthermore, it showed a high level of involvement of the participants during the activity and a high receptivity towards the adoption of a PC-based flight simulator for the use of L2 English for air communications. The study suggests that the use of this type of flight simulator may be an economically viable and an ecologically valid option to establish a situated environment for the study of the use of L2 English, presenting the users with communicative demands similar to the ones found in the real world.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo verificar a validade ecológica de um jogo simulador de voo para PC como ferramenta de suporte para o estudo do uso situado de inglês como L2 por pilotos. Com o amparo da teoria da cognição distribuída, buscou-se primeiro compreender como os processos representacionais de instruções específicas do controle de tráfego aéreo propagam-se pelos artefatos mediadores no ambiente de atuação do piloto. A seguir, uma atividade simulada foi elaborada para verificar a correspondência entre os processos descritos anteriormente e o desempenho de pilotos bilíngues no cumprimento das mesmas instruções em um jogo simulador de voo vendido comercialmente. Por fim, foram coletadas as percepções dos participantes sobre a atividade simulada. O estudo revelou um alto nível de fidedignidade entre as situações comunicativas simuladas e as contingências comunicativas do domínio alvo. Além disso, apontou um grande envolvimento dos participantes durante a atividade simulada e uma grande receptividade por parte destes em relação ao uso do simulador no uso de inglês com propósitos específicos às comunicações aeronáuticas. O estudo sugere que a utilização de um simulador para PC pode ser uma opção economicamente viável e ecologicamente válida no estabelecimento de um ambiente situado para o estudo do uso de inglês como L2, apresentando aos usuários envolvimentos comunicativos análogos aos encontrados no mundo real.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCognição distribuída Comunicações aeronáuticas Simulador de voo Inglês para aviaçãopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Inglês técnico Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleValidade ecológica de um simulador de voo para PC no uso de inglês como L2pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1290d.pdf5.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.