Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua |
Authors: | Natalia Moreira Tosatti |
First Advisor: | Regina Lucia Peret Dell Isola |
First Referee: | Norimar Pasini Mesquita Judice |
Second Referee: | Jeronimo Coura Sobrinho |
Abstract: | O propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos. |
Abstract: | The aim of this research was to investigate the functionality of text genres present in five didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last decade. We analysed the didactic material based on the theory that distinguishes the genres as forms of action, such as ways to act in the world in relation to others in a culture and society. In our research, we investigated whether the present genre in the didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) being analyzed were explored in a functional way. That is, if they created situations of language practice that enabled the development of the communicative competence seen as a set of linguistic and pragmatic components related not only to the knowledge and skills necessary to the process of communication, but also related to the use and organization of the language in socio-cultural situations closer to reality, making the interaction with others easier. The results were obtained by means of an occurrence survey of genres in each one of the books. We concluded that the current didactic books of Portuguese for Foreigners, comprised in our corpus, presented a diversity of text genres in their units (lessons), although not always did the emphasis on the genre exploration lead to the communication process.This paper, using the exposition of data analysis and activities present, shows the way the genres have been explored in didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last ten years. |
Subject: | Livros didáticos Lingüística Aquisição da segunda linguagem Gêneros textuais Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM |
Issue Date: | 30-Sep-2009 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.