Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBRXH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Produção e reescrita de textos como processo de interlocução: algumas reflexões
Autor(es): Cristiane Rocha da Silva
primer Tutor: Janice Helena Silva de R C Marinho
primer miembro del tribunal : Carla Viana Coscarelli
Segundo miembro del tribunal: Cyana Maria Leahy-Dios
Resumen: Este trabalho teve como objetivo investigar de que forma a intervenção do professor na avaliação de textos escritos dos alunos interfere no desenvolvimento de sua competência textual. À luz da Lingüística Textual, isso pôde ser investigado a partir da avaliação de três produções textuais de três alunos-autores. Os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades textuais. Em geral, no processo de revisão, os estudantes atenderam apenas às observações realizadas em suas produções iniciais que conseguiram compreender. Esse fato evidencia que a avaliação empregada interferiu no desenvolvimento de suas habilidades de escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno.
Abstract: This paper aimed at investigating the ways that the teachers intervention in the evaluation of students written texts interferes with the development of their textual competence. In the light of Textual Linguistics, this could be investigated from the evaluation of three textual productions of three student-authors.The results found showed that the intervention in the authors texts, as well as the application of the activities, has positively contributed to the development of their writing skills. In general, at the proofreading stage, the students responded only to the comments they were able to understand, made during their earlier productions. This shows that the assessment used has had a positive effect in the development of their writing skills. Furthermore, it has been noticed that the evaluation process of texts can be an opportunity to catalyze a more fruitful relationship between teachers and students.
Asunto: Lingüística
Redação Estudo e ensino
Comunicação escrita
Língua portuguesa Composição e exercícios
Linguistica textual
Gêneros textuais
Professores e alunos
Língua portuguesa Estudo e ensino
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBRXH
Fecha del documento: 31-ago-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
vers_o_final__01_10_.pdf10.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.