Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBRXH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Janice Helena Silva de R C Marinho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carla Viana Coscarelli | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cyana Maria Leahy-Dios | pt_BR |
dc.creator | Cristiane Rocha da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T13:15:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T13:15:21Z | - |
dc.date.issued | 2010-08-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBRXH | - |
dc.description.abstract | This paper aimed at investigating the ways that the teachers intervention in the evaluation of students written texts interferes with the development of their textual competence. In the light of Textual Linguistics, this could be investigated from the evaluation of three textual productions of three student-authors.The results found showed that the intervention in the authors texts, as well as the application of the activities, has positively contributed to the development of their writing skills. In general, at the proofreading stage, the students responded only to the comments they were able to understand, made during their earlier productions. This shows that the assessment used has had a positive effect in the development of their writing skills. Furthermore, it has been noticed that the evaluation process of texts can be an opportunity to catalyze a more fruitful relationship between teachers and students. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo investigar de que forma a intervenção do professor na avaliação de textos escritos dos alunos interfere no desenvolvimento de sua competência textual. À luz da Lingüística Textual, isso pôde ser investigado a partir da avaliação de três produções textuais de três alunos-autores. Os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades textuais. Em geral, no processo de revisão, os estudantes atenderam apenas às observações realizadas em suas produções iniciais que conseguiram compreender. Esse fato evidencia que a avaliação empregada interferiu no desenvolvimento de suas habilidades de escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | texto | pt_BR |
dc.subject | professor | pt_BR |
dc.subject | processo | pt_BR |
dc.subject | interação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | reescrita | pt_BR |
dc.subject.other | Lingüística | pt_BR |
dc.subject.other | Redação Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa Composição e exercícios | pt_BR |
dc.subject.other | Linguistica textual | pt_BR |
dc.subject.other | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.other | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Produção de textos | pt_BR |
dc.title | Produção e reescrita de textos como processo de interlocução: algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vers_o_final__01_10_.pdf | 10.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.