Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBRXH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Janice Helena Silva de R C Marinhopt_BR
dc.contributor.referee1Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.contributor.referee2Cyana Maria Leahy-Diospt_BR
dc.creatorCristiane Rocha da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:15:21Z-
dc.date.available2019-08-13T13:15:21Z-
dc.date.issued2010-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBRXH-
dc.description.abstractThis paper aimed at investigating the ways that the teachers intervention in the evaluation of students written texts interferes with the development of their textual competence. In the light of Textual Linguistics, this could be investigated from the evaluation of three textual productions of three student-authors.The results found showed that the intervention in the authors texts, as well as the application of the activities, has positively contributed to the development of their writing skills. In general, at the proofreading stage, the students responded only to the comments they were able to understand, made during their earlier productions. This shows that the assessment used has had a positive effect in the development of their writing skills. Furthermore, it has been noticed that the evaluation process of texts can be an opportunity to catalyze a more fruitful relationship between teachers and students.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar de que forma a intervenção do professor na avaliação de textos escritos dos alunos interfere no desenvolvimento de sua competência textual. À luz da Lingüística Textual, isso pôde ser investigado a partir da avaliação de três produções textuais de três alunos-autores. Os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades textuais. Em geral, no processo de revisão, os estudantes atenderam apenas às observações realizadas em suas produções iniciais que conseguiram compreender. Esse fato evidencia que a avaliação empregada interferiu no desenvolvimento de suas habilidades de escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttextopt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjectprocessopt_BR
dc.subjectinteraçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectreescritapt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherRedação Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Composição e exercíciospt_BR
dc.subject.otherLinguistica textualpt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.titleProdução e reescrita de textos como processo de interlocução: algumas reflexõespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final__01_10_.pdf10.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.