Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBSG5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Alfabetização e letramento: o aprendizado da língua portuguesa por sujeitos surdos
Authors: Maria Teresa Abrahao de Araujo
First Advisor: Carla Viana Coscarelli
First Referee: Elidea Lucia Almeida Bernardino
Second Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Third Referee: Luiz Antonio dos Prazeres
Abstract: Como andam os processos de alfabetização e de letramento dos surdos em Língua Portuguesa, na modalidade escrita? Analisando os dados coletados por meio de um teste aplicado aos alunos surdos concluintes do Ensino Básico, em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, MG, procurou-se responder essa pergunta, comparando-se os dados obtidos com esta pesquisa com os resultados apresentados, na década de 1990, por Góes (1999). Além disso, este trabalho apresenta sugestões de ensino de LP como L2 para sujeitos surdos, com a finalidade de auxiliar o trabalho de professores envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que, apesar de todas as conquistas legais e sociais da comunidade surda brasileira, seu desempenho em LP encontra-se semelhante ao identificado por Góes (1999), marcado por: deficiência na utilização de indicadores de caráter sintático e semântico ou de amplitude lexical, revelando uma tendência a restringir-se o texto a informação simplificada; limitação do léxico; impropriedade no uso de preposições e na inserção de advérbios; uso inadequado de verbos; pouco domínio das estruturas de coordenação e subordinação e limitação de recursos para atender a modalidades de registro do discurso, entre outros aspectos. Por esse motivo, é urgente a criação de novas práticas pedagógicas que visem à transformação do panorama educacional especificamente, na alfabetização e no letramento de sujeitos surdos apontado neste trabalho.
Abstract: How is the process of written literacy and initial reading instruction of the deaf in Portuguese language (PL)? By analyzing data achieved through a test given to graduating primary school deaf students from a public school of Belo Horizonte, MG, Brazil, we tried to answer this question, by comparing the data obtained in this research with the results reported by Góes (1999), related to the 1990s. In addition, this paper presents suggestions for teaching PL as L2 for deaf students in order to assist the work of teachers involved in this teaching and learning process. The results show that, in spite of all the legal and social achievements of the Brazilian deaf community, its performance in PL is still similar to that identified by Góes (1999), characterized by deficient use of indicators of syntactic and semantic character or lexical range, showing a tendency to restrict a text to a kind simplified report, as well as limited vocabulary; improper the use of prepositions and adverbs; inappropriate use of verbs; deficient knowledge of structures of coordination, and subordination and limited resources to catch nuances of registers of speech on and use them accurately. Therefore, it is urgent to develop new teaching practices that aim at transforming the educational field, especifically in initial reading instruction and literacy of deaf subjects, indicated in this work.
Subject: Lingüística
Crianças surdas Ensino de primeiro grau
Letramento
Alfabetização
Educação especial
Língua portuguesa Estudo e ensino
Surdos Educação
Linguagem brasileira por sinais
Língua portuguesa Português escrito Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBSG5
Issue Date: 24-Jun-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_definitiva.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.