Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
Autor(es): Robson Bessa Costa
primer Tutor: Elcio Loureiro Cornelsen
primer miembro del tribunal : Tereza Virginia R Barbosa
Segundo miembro del tribunal: Elisa Maria Amorim Vieira
Tercer miembro del tribunal: Rainer Câmara Patriota
Cuarto miembro del tribunal: Jaldemir Vitório
Resumen: Esta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música.
Abstract: The current doctoral study researched rethoric, oratory, and the Theory of affections to analyse the recent recovered cantata Mondo non più! by Alessandro Scarlatti (1660-1725). The historical context in whichthe cantata was written is introduced to point out the process of transposing baroque literary concepts into music like Wit, Decorum explained in many treatises as Il cannocchiale aristotelico by de Emanuele Tesauro (1592-1675). Treatises as Musurgia Universalis by Athanasius Kircher (1601-1680) and The passions of the Soul by René Descartes (1596-1650) helped to understand the process of assimilation of literary and cientific concepts by baroque art, and the transformation into Theory of affections. The baroque society ideals as teatrality, the use of metaphor and alegory proved to be one of the most salientrethoric tecniques in the relation between the text and the music in Scarlatti works porposing a new art, that is not only poetry or music.
Asunto: Scarlatti, Alessandro , 1660-1725
Arte barroca
Literatura barroca História e crítica
Retórica
Cantatas Itália
Música e literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB
Fecha del documento: 22-feb-2017
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf5.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.