Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
Autor(es): Robson Bessa Costa
Primeiro Orientador: Elcio Loureiro Cornelsen
Primeiro membro da banca : Tereza Virginia R Barbosa
Segundo membro da banca: Elisa Maria Amorim Vieira
Terceiro membro da banca: Rainer Câmara Patriota
Quarto membro da banca: Jaldemir Vitório
Resumo: Esta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música.
Abstract: The current doctoral study researched rethoric, oratory, and the Theory of affections to analyse the recent recovered cantata Mondo non più! by Alessandro Scarlatti (1660-1725). The historical context in whichthe cantata was written is introduced to point out the process of transposing baroque literary concepts into music like Wit, Decorum explained in many treatises as Il cannocchiale aristotelico by de Emanuele Tesauro (1592-1675). Treatises as Musurgia Universalis by Athanasius Kircher (1601-1680) and The passions of the Soul by René Descartes (1596-1650) helped to understand the process of assimilation of literary and cientific concepts by baroque art, and the transformation into Theory of affections. The baroque society ideals as teatrality, the use of metaphor and alegory proved to be one of the most salientrethoric tecniques in the relation between the text and the music in Scarlatti works porposing a new art, that is not only poetry or music.
Assunto: Scarlatti, Alessandro , 1660-1725
Arte barroca
Literatura barroca História e crítica
Retórica
Cantatas Itália
Música e literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB
Data do documento: 22-Fev-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf5.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.