Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-ANGNMF
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Entre a ética e a estética : a desmitificação do herói e da guerra em Soldados de Salamina e El impostor, de Javier Cerca |
Authors: | Lorena Carvalho dos Reis |
First Advisor: | Romulo Monte Alto |
First Referee: | Volker Karl Lothar Jaeckel |
Second Referee: | José Max Hidalgo Nacher |
Abstract: | Ao longo dos séculos XX e XXI a GCE se tornou o grande western espanhol. Contudo, a tensão entre a realidade e a ficção é uma das tônicas na literatura espanhola contemporânea. Ao lançar luz sobre temáticas como as guerras e seus personagens históricos, a ficção tende a tocar em feridas de temas sensíveis, evocando em seus tecidos ficcionais discussões extraliterárias. Nos romances Soldados de Salamina (2001) e El Impostor (2014), ambos do autor espanhol Javier Cercas, encontramos um corpus que exemplifica essa problemática por seu tratamento polêmico dado à memória e à história recentes. Tendo em vista o mito construído em torno de Rafael Sánchez Mazas, cofundador da Falange Espanhola, e sua fuga milagrosa de um fuzilamento em massa ocorrido em 1939, bem como o desmascaramento do catalão Enric Marco, um falso sobrevivente da Shoa, esta dissertação visa à análise das estratégias narrativas de desmitificação da guerra e do herói realizadas nesses dois textos. Assim, fazendo um recorrido pelas principais teorias ao redor desses temas, apresentaremos e discutiremos os papéis da propaganda e da mitografia nacionalista na forjadura de imagens heroicas como a de Sánchez Mazas e, a partir do caso Marco, também analisaremos os processos de clivagem da memória exercidos pelos historiadores da casa com seus impactos sobre a memória dos sobreviventes do nazismo. |
Abstract: | Over the 20th and 21st centuries the Spanish Civil War became the greatest Spanish western. However, the tension between reality and fiction is one of the most important ideas in contemporary Spanish literature. Shedding light on themes such as wars and their historical characters, fiction tends to touch wounds of sensitive themes, evoking in their fictional fabrics extra-literary discussions. In the novels Soldiers of Salamis (2001) and The Impostor (2014), both of the Spanish writer Javier Cercas, we find a body that typifies this issue due to its controversial treatment given to recent memory and history. Likewise, in view of the myth built around Rafael Sánchez Mazas, co-founder of the Spanish Falange, and his miraculous escape from a mass shoot-out in 1939, as well as the unmasking of the Catalan Enric Marco, a false survivor of the Shoa, this dissertation aims at testing the narrative strategies of demystification of the war and the hero carried out in these two texts. Thus, taking a tour of the main theories around these themes, we will present and discuss the roles of propaganda and nationalist mythology in the forging of heroic images such as that of Sánchez Mazas and, from the Marco case, we will also analyze the processes of memory cleavage exercised by the historians of the house with their impact on the memory of the survivors of Nazism. |
Subject: | Ética na literatura Heróis na literatura Espanha História Guerra civil 1936-1939 Cercas, Javier , 1962 Soldados de Salamina Crítica e interpretação Estetica Cercas, Javier , 1962 Impostor Crítica e interpretação Literatura e história Guerra e literatura Guerra na literatura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-ANGNMF |
Issue Date: | 12-May-2017 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_lorena_carvalho_dos_reis.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.