Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWUGA6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017)
Authors: Geraldo Emanuel de Abreu Silva
First Advisor: Elzimar Goettenauer de Marins Costa
First Referee: Carla Viana Coscarelli
Second Referee: ELIZABETH GREZZO DE ALMEIDA
Abstract: A busca por estimular o desenvolvimento da competência leitora, ao longo do tempo, tornou-se objetivo de diversos países e seus estudiosos, o que influenciou, consequentemente, as pesquisas da área e gerou métodos e modelos que visam a melhorias, ora mais simples e instrumentais, ora mais complexos e não instrumentais. Hoje, sabe-se que o processo de leitura não é linear e envolve inúmeras habilidades e conhecimentos que variam de leitor para leitor, assim, seu desenvolvimento deve levar em consideração o arcabouço de conhecimentos prévios, a capacidade de inferir e a criticidade dos indivíduos envolvidos com a tarefa leitora. Nas salas de aula do Brasil, o recurso mais utilizado para que a leitura seja executada é o livro didático, portanto conhecer como os conhecimentos, as inferências e a criticidade se relacionam para o alcance do Letramento Crítico nos livros se faz imprescindível para o ensino brasileiro. A análise qualitativa das atividades de leitura das coleções de espanhol aprovadas pelo PNLD 2017, baseada em uma pesquisa bibliográfica, levou ao desenvolvimento de quadros analíticos, de caráter didático, cujos pontos mais importantes são: concepção de leitura sob a qual cada questão foi elaborada; tipos de inferência e tarefas críticas exploradas em cada questão. A elaboração desses quadros visa a contribuir para futuras pesquisas e também para a produção de materiais didáticos. Fez-se, igualmente, uma análise quantitativa com vistas a fornecer o panorama comparativo entre as coleções. Os dados gerados, qualitativos e quantitativos, permitem afirmar que as coleções apresentam mais atividades elaboradas sob a concepção Linguística de leitura, seguida pela Psicolinguística e Sociocultural. Pode-se afirmar, também, que há a exploração da capacidade inferencial dos leitores, sendo as inferências Proposicionais/Explicativas as mais trabalhadas, seguidas pelas Pragmáticas elaborativas e Léxico/Linguísticas. Ademais, constatou-se que há o fomento às tarefas críticas em todas as coleções. Por fim, contatou-se que as atividades voltadas para a exploração de pelo menos um tipo de inferência são as que mais exigem o desenvolvimento reflexão crítica pelo leitor o que nos permite afirmar que um trabalho com foco nos conhecimentos socioculturais, na exploração da capacidade inferencial e no fomento às tarefas críticas contribuirá de maneira mais efetiva para o desenvolvimento da criticidade dos leitores.
Abstract: The search for stimulating the development of the reading competence has become, over time, the goal of several countries and their scholars, which has, as a consequence, influenced research within the field, as well as generated new methods and models aiming at improving the competence. In some instances, the improvements were simple and instrumental and, at other times, were more complex and not instrumental. Today, it is known that the reading process is not linear and involves numerous skills and knowledge, which may vary from reader to reader and, therefore, its development must take into account the framework of prior knowledge, the ability to conclude and the critical thinking of the individuals involved with the reading task. In the Brazilian classrooms, the most used reading resource is the textbook, so understanding how knowledge inference and critical thinking relate to achieve Critical Literacy within textbooks becomes essential for Brazilian education. The qualitative analysis of the reading activities of the Spanish collections approved by the PNLD 2017 (based on a bibliographical research) led to the development of didactic analytical frameworks, which had as its most important points the following: the reading conception under which each question was elaborated; types of conclusion-making processes; and critical tasks explored in each question. The preparation of these tables aimed to contribute to future research and also to the production of didactic materials. A quantitative analysis was also conducted, in order to provide a comparative view between the collections. The data generated, both qualitative and quantitative, allowed us to conclude that the collections present more activities elaborated under the Linguistic conception of reading, followed by Psycholinguistics and Socio-cultural conceptions. It can also be affirmed that the exploration of the inferential capacity of the readers is present, with the Propositional / Explicative inferences being the most present, followed by the Lexic / Linguistic and Pragmatics. In addition, it was verified that the promotion of critical tasks is present in all analyzed collections. Finally, it was agreed that the activities which aimed at the exploration of at least one type of inference are those which require the most development of critical reflection by the reader, which allows us to affirm that a work focused on socio-cultural knowledge, exploration of inferential capacity and the promotion of critical tasks will contribute more effectively to the development of critical reading.
Subject: Compreensão na leitura
Livros didáticos Avaliação
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Língua espanhola Estudo e ensino Falantes estrangeiros
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWUGA6
Issue Date: 15-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o__geraldo_emanuel_de_abreu_silva.pdf14.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.