Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B3WF2B
Type: Tese de Doutorado
Title: A poética negativa de João Cabral de Melo Neto
Authors: Felipe Oliveira de Paula
First Advisor: Claudia Campos Soares
First Referee: Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Second Referee: Marcia Regina Jaschke Machado
Third Referee: Joelma Santana Siqueira
metadata.dc.contributor.referee4: Solange Fiuza Cardoso Yokozawa
Abstract: Busca-se investigar na obra de João Cabral de Melo Neto se o questionamento da lin-guagem, além de refletir os elementos técnicos literários, promove uma crítica que se direcio-na a dispositivos sociais, os quais, por sua vez, acionam essas indagações. Essa crítica não se estabelece apenas no tema, ou no poema em que o movimento histórico se apresenta de ma-neira mais referencial, mas no processo de identificação e não-identificação de dadas imagens para expressar a matéria. Para tanto, pesquisa-se na Parte um como a poética cabralina se configura ao assimilar e rejeitar ferramentas poéticas sedimentadas na tradição literária, tais como a quadra, uma visão aprimorada sobre a realidade na década de 30 e opções estéticas presentes em alguns contemporâneos: os integrantes da chamada Geração de 45 e os con-cretistas. Essas discussões possibilitam entender uma particularidade da poesia cabralina e, ao mesmo tempo, discutir aspectos apontados por sua fortuna crítica. Além disso, com o intuito de compreender o programa poético do poeta pernambucano e esboçar o que chamamos de poética negativa estudamos mais detidamente, na Parte dois, o livro Os três mal-amados e o poema Fábula de Anfion. Para auxiliar a reflexão sobre negatividade, nos apoiamos no con-ceito desenvolvido por Theodor Adorno em Dialética negativa. Já na Parte 3, ao analisar alguns poemas, conseguimos aproveitar as discussões desenvolvidas nos capítulos anteriores e analisar a poética negativa de João Cabral.
Abstract: The aim is to investigate the work of João Cabral de Melo Neto if the questioning of the language and besides it reflecting the literary technical elements, promotes a criticism that is directed to social devices, which, in turn, trigger these questions. This criticism is not established only in the subject, or in the poem in which the historical movement presents itself in a more referential way, but in the process of identification and non-identification of given images to express matter. Therefore, we search in Part one how poetry cabralina is config-ured to assimilate and reject poetic tools sedimented in literary tradition, such as the block, an enhanced vision about the reality in the 1930's and aesthetic options present in some contem-poraries: the members of the call "Generation of 45" and concretistas. These discussions make it possible to understand a particularity of cabralina poetry and, at the same time, to discuss aspects pointed out by its critical fortune. In addition, in order to understand the poetic pro-gram of the poet from Pernambuco and to outline what we call negative poetics, we study, in Part two, the book Os três mal-amados and the poem Fábula de Anfion more closely. To aid reflection on negativity, we rely on the concept developed by Theodor Adorno in Negative Dialectics. Already in Part 3, when analyzing some poems, we intend to take advantage of the discussions developed in the previous chapters and to understand the negative poetics of João Cabral.
Subject: Negatividade (Filosofia) na literatura
Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999 Psicologia da composição Crítica e interpretação
Poesia brasileira História e crítica
Poética
Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999 Três mal-amados Crítica e interpretação
Literatura e sociedade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B3WF2B
Issue Date: 10-Jul-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_felipe_oliveira_de_paula.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.