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Type: Tese de Doutorado
Title: O Amanuense Belmiro, Fogo Morto e São Bernardo: formas do trágico no capitalismo tardio
Authors: Barbara Del Rio Araujo
First Advisor: Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
First Referee: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Second Referee: Claudia Campos Soares
Third Referee: Adriano Luiz Duarte
metadata.dc.contributor.referee4: Luis Gonçales Bueno de Camargo
Abstract: Em um panorama geral da produção romanesca de 1930, pode-se notar que as narrativas apresentam uma pungente desconfiança na possibilidade de uma transformação efetiva do país e uma perspectiva amadurecida sobre o atraso e a decadência nacional. Nesse sentido, críticos renomados como João Lafetá, Antonio Candido e Luiz Bueno perceberam nas obras do período um desagregamento da mentalidade utópica modernista, que encarava o Brasil como um país novo, e a instauração de uma pré-consciência do subdesenvolvimento e da sobrevivência insistente dos elementos arcaicos da sociedade brasileira. Assim, Cyro dos Anjos, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, entre outros escritores foram capazes de estilizar, cada um a seu modo, recorrendo à deflagração regional e intimista, a convivência entre progresso e atraso, imbuindo assim suas respectivas tramas de um aspecto trágico. Esta pesquisa pretende mostrar três representações desse progresso contraditório, através da análise de O amanuense Belmiro Fogo Morto e São Bernardo, evidenciando o trágico na crise da figura humana, que se torna depositária de conflitos e dos matizes da realidade brasileira, a qual se desenvolve de modo desigual, porém combinada. Nesse sentido, a ação trágica dessas narrativas não se revela como um mero prolongamento da tragédia clássica; trata-se de uma representação diferenciada, a qual pressupõe a representação da vida comum e cotidiana. Referindo-se a uma acepção moderna, o trágico aqui abordado representa uma contradição permanente entre a matéria e o espírito, a afirmação e ao mesmo tempo o aniquilamento do indivíduo perante o mundo. Aderido ao romance, o elemento trágico passa a ser analisado em consonância com a história, integrado à sua construção particular, configurando uma série de manifestações próprias de seu tempo como a luta do homem e sua conjuntura histórico-social. Não se pretende nesse estudo uma síntese da evolução histórica do trágico, mas se busca compreender de que maneira O amanuense Belmiro, Fogo Morto e São Bernardo utilizam o trágico como articulador da composição formal e das demandas literárias dos anos 30, realizando o que a crítica literária constatou como decadência. Diante dessa linha de raciocínio, pretende-se observar de que forma o fenômeno trágico atua como um dispositivo que permite a elaboração de uma perspectiva sobre a modernidade brasileira e operacionaliza um movimento de interpenetração entre os aspectos sociais e estéticos, tornando-se, assim, indispensável para a compreensão dessas obras.
Abstract: On a general panorama of the 1930 novel production, it´s possible to note the narratives show a pungent disbelief in the country transformation possibility and have a maturated perspective about the delay and national decadence. On this way, renowned critics as João Lafetá, Antonio, Candido and Luiz Bueno perceive on the period books a disaggregation of the utopic modernist mentality, which face Brazil as a new country, and the instauration of a pre-conscious of underdevelopment and the insistent survival from the archaic elements of Brazilian society. Then, Cyro dos Anjos, José Lins do Rego, Graciliano Ramos and others writers were able to stylize, which one by its preference, resorting the intimacy and regional aspects, the familiarity between progress and retard, imbuing its plots with the tragic aspect. This research aspire to show representations of this contradictory progress, by the O amanuense Belmiro, Fogo Morto and São Bernardo analyses, reveling the tragic concentrated in the destiny and crises from human figure, which becomes depositary of conflicts and mantises from the Brazilian reality, which develops in unequal way, but combined. Then, the tragic action on these narratives does not revel as a simple prolongation from the classic tragedy, there is a different representation, which presuppose and interpret the part of common and quotidian life. Refers to a modern conception, the tragic here approached represents a permanent contradiction between the matter and the spirit, the affirmation and, on the same time, the annihilation of the individual in front of the world. Adhering to the novel, the tragic element becomes to be analyzed in consonance with the history, part of its particular construction, configuring series of private manifestations about its time as the conflict the human and its historical-social conjuncture. It is not a goal from this study the syntheses about the tragic historic evolution, but aims to comprehend the manner O amanuense Belmiro, Fogo Morto and São Bernardo use the tragic as articulator of the formal aesthetic composition and the literary demands from the 30 and 45 decays, performing the representation of decadence as the literary critic named. Ahead this reasoning line, we intend to observe how the tragic phenomenon acts as a dispositive that allows the elaboration of a vision about the Brazilian modernity and operate an interpretation movement between the social and aesthetics aspects, becoming, so, indispensable to understand the writings from the period.
Subject: Fernandes, Marcos Rogério Cordeiro
Ramos, Graciliano , 1892-1953 São Bernardo Crítica e interpretação
O trágico na literatura
Ficção brasileira Historia e critica
Rêgo, José Lins do , 1901-1957 Fogo morto Crítica e interpretação
Anjos, Cyro dos , 1906-1994 Amanuense Belmiro Crítica e interpretação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5PNBY
Issue Date: 6-Aug-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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