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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A agressividade nas interações virtuais: análise das estratégias de im/polidez em comentários a uma publicidade veiculada no youtube
Authors: Carla Eliane Quaresma
First Advisor: Gustavo Ximenes Cunha
First Referee: Janaina de Assis Rufino
Second Referee: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Abstract: Com as inovações tecnológicas ligadas à internet, surgem novos tipos de relações sociais. Importantes e rápidas mudanças nas formas de interação e comunicação passam a fazer parte da vida de um número cada vez maior de pessoas, seja em suas atividades privadas ou profissionais. Nesse contexto, novas mídias vêm se expandindo, se popularizando e permitindo aos seus usuários a troca sobre os mais variados assuntos e, consequentemente, uma maior exposição e defesa de opiniões pessoais. Plataformas como o Youtube, que, além do compartilhamento de vídeos, permitem atividades de troca verbal, tornam-se, cada vez mais, espaços de complexas relações interpessoais a distância. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é investigar o trabalho de face, especificamente o uso agressivo dos atos de fala no ataque e defesa de faces desempenhados por sujeitos interactantes nesse ambiente. Diante do imenso universo de interações na plataforma, fez-se necessário um recorte espaço-temporal. Opta-se, então, por comentários, conversas e discussões registradas no Youtube entre internautas que reagiram a uma campanha publicitária específica e polêmica de perfumes para os dias dos namorados veiculada nas mídias em 2015, intitulada Entregue-se às setes tentações de Egeo de O Boticário, a qual incluía casais homoafetivos. Tendo em vista tal polêmica, buscamos analisar diálogos caracterizadas por atos de fala impolidos, polidos e em estratégias de manutenção das faces entre os interactantes. Para desenvolver nosso trabalho, alicerçamo-nos na teoria de faces proposta por Erving Goffman (2011[1967]), nos postulados de Brown e Levinson (1987) acerca da polidez e nas contribuições de Culpeper (1996, 2011) e seus estudos sobre a impolidez na interação. O instrumental teórico selecionado oferece, assim, as bases necessárias para fundamentar os procedimentos analíticos, permitindo desenvolver pontos de vista sobre o corpus selecionado. Vê-se, pela análise linguístico-discursiva do corpus, sujeitos interlocutores cujas reações ferem o princípio da polidez e boa conduta nas interações sociais, sobretudo ao se dirigirem aos demais participantes envolvidos no processo de comunicação.
Abstract: With the technological innovations connected to the Internet, new types of social relations emerge. Important and rapid changes in the forms of interaction and communication become part of lives of an increasing number of people, they can be in private or professional activities. In this context, new media are in expansion, in popularization, making possible to their users the exchange about many themes and, consequently, a great exposition and defense of personal points of view. Digital platforms like YouTube that, besides the sharing of videos, also allow activities of verbal exchange, become spaces of complex interpersonal relations at a distance. In this way, the main objective of this research is to investigate the face work, specifically, the aggressive use of the speech acts in the attack and defense of faces performed by interacting subjects in this environment. Considering the immense universe of interactions in the digital platform, it was necessary a space-time clipping. Our option concentrated on commentaries, conversations and discussions registered in the YouTube among users that reacted to specific and polemical advertising campaign for perfumes to the Valentines day in Brazil, conveyed in 2015, named Entregue-se às sete tentações de Egeo de O Boticário (Immerse yourself in seven temptations from Ego of O Boticário), in which included homoaffective couples. Taking into consideration this polemic, we analysed conversations characterized by polite and impolite speech acts and in strategies of conservation of the faces among the interacting users. This dissertation is based on the Facess theory proposed by Goffman (2011[1967]), in the postulated of Brown and Levinson (1987) about politeness and in the contributions of Culpeper (2011, 1966) about impoliteness in the speech acts. The theoretical framework offers the necessary basis to support the analytical procedures about the selected corpus. By the discourse-linguistic analysis, interlocutor subjects, whose reactions injure the principle of politeness and good manners in the social interactions, mostly when they address the other participants involved in the process of communication.
Subject: Interação discursiva
Análise do discurso
Interação social
Estratégia interacional
Mídia interativa Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B8HG9F
Issue Date: 17-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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