Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BD8K2Y
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O ensino de arte em escolas municipais de Formiga, MG: diagnóstico sobre as práticas no ensino de artes visuais |
Authors: | Nayara Lopes Ferreira |
First Advisor: | Mariana de Lima e Muniz |
First Referee: | Maria Luiza Dias Viana |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | Por meio de uma revisão bibliográfica que abrange o Ensino de Arte no Brasil desde o início da colonização até a contemporaneidade, este trabalho traz um referencial teórico para conhecimento dessa trajetória e a reflexão de como a Arte é ensinada nas escolas municipais de Formiga, MG. Para isso será feita uma abordagem sobre as práticas pedagógicas e o conhecimento que fundamenta o processo de ensinoaprendizagem, ou sua ausência, assim como a visão geral da forma como a Arte tem sido concebida pelos agentes desse processo: professores, alunos e profissionais da Educação no município. Para tanto partimos de um breve histórico sobre o ensino de Arte no Brasil, passando por algumas questões atuais sobre o tema e pela aplicação e análise de questionários estruturados aplicados em docentes da rede municipal de Formiga. Espera-se que esta pesquisa possa evidenciar a precariedade em que se encontra o ensino de Arte no municípioestudado e que a comunidade acadêmica, alunos e escola, possam usufruir das inúmeras possibilidades que a arte pode oferecer como área de conhecimento na escola básica. |
Subject: | Arte e educação Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BD8K2Y |
Issue Date: | 16-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_nayara_lopes_ferreira_favarini.pdf | 150.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.