Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/MASM-69PN7C
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Desenvolvimento de uma central eletrônica aberta para controle de motores de combustão interna |
Autor(es): | Tulio Charles de Oliveira Carvalho |
primer Tutor: | Marcos Antonio Severo Mendes |
primer miembro del tribunal : | Ramon Molina Valle |
Segundo miembro del tribunal: | José Eduardo Mautone Barros |
Tercer miembro del tribunal: | Paulo Fernando Seixas |
Resumen: | Este trabalho descreve o projeto de uma central eletrônica aberta queconsiste de um sistema eletr^onico microprocessado capaz de gerenciar sinais elétricos provenientes dos sensores instalados no motor e, a partir destas informações, fazer o controle de um motor de combustão interna. Para a central desenvolvida foi escolhido o DSP (Digital Signal Process) da Texas Instruments Inc. modelo TMS320F2407A. Os parâmetros de configuração do sistema, bem como a estratégia de controle do motor são disponibilizados para o operador através de uma interface Homem-Máquina (IHM). Teve-se uma preocupação de se fazer uma interface bastante amigável. Foram feitos ensaios em um banco dinamométrico com o objetivo de testar a centraldesenvolvida. Como resultado, a central aberta obteve um desempenho de torque e potência satisfatório, superando em algumas situações a central convencional. Assim pode-se concluir que este trabalho é de grande valia para estudos de motores de combustão interna devido a exibilidade do sistema projetado. |
Abstract: | This work describes a project of an opened Engine Control Unit (ECU) that is formed by micro-processed electronic system capable of managing electrical signals that come from sensors installed in the engine an that from those in-formation, is able to control an engine of internal combustion. In order to use this ECU a digital signal process(DSP) was chosen from Texas Instruments Inc. Model TMS320F2407A. The parameters of this system configuration, aswell as the strategy used to control the engine are available to the operator by an Human-Machine Interface (HMI). There was a concern of doing a friendly interface. There have been some previous tests at a engine test bed with the objective of testing the ECU projected. As a result, this ECU achieved a satisfactory torque and power development, surpassing in some moments the traditional one. Concluding, it's important to mention that this work is very signi¯cant for those who want to develop some kind of study in the internal combustion engines area, because of the °exibility of the projected system. |
Asunto: | Engenharia elétrica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MASM-69PN7C |
Fecha del documento: | 16-ene-2005 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tulio_charles_de_oliveira_carvalho.pdf | 6.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.