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dc.contributor.advisor1Marcos Antonio Severo Mendespt_BR
dc.contributor.referee1Ramon Molina Vallept_BR
dc.contributor.referee2José Eduardo Mautone Barrospt_BR
dc.contributor.referee3Paulo Fernando Seixaspt_BR
dc.creatorTulio Charles de Oliveira Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:43:44Z-
dc.date.available2019-08-12T23:43:44Z-
dc.date.issued2005-01-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MASM-69PN7C-
dc.description.abstractThis work describes a project of an opened Engine Control Unit (ECU) that is formed by micro-processed electronic system capable of managing electrical signals that come from sensors installed in the engine an that from those in-formation, is able to control an engine of internal combustion. In order to use this ECU a digital signal process(DSP) was chosen from Texas Instruments Inc. Model TMS320F2407A. The parameters of this system configuration, aswell as the strategy used to control the engine are available to the operator by an Human-Machine Interface (HMI). There was a concern of doing a friendly interface. There have been some previous tests at a engine test bed with the objective of testing the ECU projected. As a result, this ECU achieved a satisfactory torque and power development, surpassing in some moments the traditional one. Concluding, it's important to mention that this work is very signi¯cant for those who want to develop some kind of study in the internal combustion engines area, because of the °exibility of the projected system. pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve o projeto de uma central eletrônica aberta queconsiste de um sistema eletr^onico microprocessado capaz de gerenciar sinais elétricos provenientes dos sensores instalados no motor e, a partir destas informações, fazer o controle de um motor de combustão interna. Para a central desenvolvida foi escolhido o DSP (Digital Signal Process) da Texas Instruments Inc. modelo TMS320F2407A. Os parâmetros de configuração do sistema, bem como a estratégia de controle do motor são disponibilizados para o operador através de uma interface Homem-Máquina (IHM). Teve-se uma preocupação de se fazer uma interface bastante amigável. Foram feitos ensaios em um banco dinamométrico com o objetivo de testar a centraldesenvolvida. Como resultado, a central aberta obteve um desempenho de torque e potência satisfatório, superando em algumas situações a central convencional. Assim pode-se concluir que este trabalho é de grande valia para estudos de motores de combustão interna devido a exibilidade do sistema projetado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIgnição eletrônicapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectInjeção eletrônicapt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma central eletrônica aberta para controle de motores de combustão internapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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