Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MASM-69PN7C
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desenvolvimento de uma central eletrônica aberta para controle de motores de combustão interna
Autor(es): Tulio Charles de Oliveira Carvalho
Primeiro Orientador: Marcos Antonio Severo Mendes
Primeiro membro da banca : Ramon Molina Valle
Segundo membro da banca: José Eduardo Mautone Barros
Terceiro membro da banca: Paulo Fernando Seixas
Resumo: Este trabalho descreve o projeto de uma central eletrônica aberta queconsiste de um sistema eletr^onico microprocessado capaz de gerenciar sinais elétricos provenientes dos sensores instalados no motor e, a partir destas informações, fazer o controle de um motor de combustão interna. Para a central desenvolvida foi escolhido o DSP (Digital Signal Process) da Texas Instruments Inc. modelo TMS320F2407A. Os parâmetros de configuração do sistema, bem como a estratégia de controle do motor são disponibilizados para o operador através de uma interface Homem-Máquina (IHM). Teve-se uma preocupação de se fazer uma interface bastante amigável. Foram feitos ensaios em um banco dinamométrico com o objetivo de testar a centraldesenvolvida. Como resultado, a central aberta obteve um desempenho de torque e potência satisfatório, superando em algumas situações a central convencional. Assim pode-se concluir que este trabalho é de grande valia para estudos de motores de combustão interna devido a exibilidade do sistema projetado.
Abstract: This work describes a project of an opened Engine Control Unit (ECU) that is formed by micro-processed electronic system capable of managing electrical signals that come from sensors installed in the engine an that from those in-formation, is able to control an engine of internal combustion. In order to use this ECU a digital signal process(DSP) was chosen from Texas Instruments Inc. Model TMS320F2407A. The parameters of this system configuration, aswell as the strategy used to control the engine are available to the operator by an Human-Machine Interface (HMI). There was a concern of doing a friendly interface. There have been some previous tests at a engine test bed with the objective of testing the ECU projected. As a result, this ECU achieved a satisfactory torque and power development, surpassing in some moments the traditional one. Concluding, it's important to mention that this work is very signi¯cant for those who want to develop some kind of study in the internal combustion engines area, because of the °exibility of the projected system. 
Assunto: Engenharia elétrica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MASM-69PN7C
Data do documento: 16-Jan-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tulio_charles_de_oliveira_carvalho.pdf6.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.