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http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NGH
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Ensino de ciências por investigação, interações em sala de aula e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em turmas com estudantes surdos. |
Authors: | Debora da Silva Assuncao |
First Advisor: | Vinicius Catao de Assis Souza |
First Referee: | Marcio Antonio da Silva |
Abstract: | CARVALHO, Débora da Silva Assunção. Ensino de Ciências por Investigação, interações em sala de aula e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em turmas com estudantes surdos. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação ENCI/CECIMIG. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Fevereiro de 2017. Orientador: Prof. Vinícius Catão de Assis Souza. Devido às crescentes demandas pela inclusão de estudantes surdos em salas regulares desde o decreto 5.626/2005, a busca por novos conhecimentos e estratégias de ensino tem configurado uma necessidade entre os profissionais da educação. Este trabalho propõe identificar e discutir as dificuldades para que o processo de inclusão dos estudantes surdos seja efetivo, bem como avaliar a presença de características do Ensino de Ciências por Investigação nas aulas observadas e analisar a importância e como são as interações entre as pessoas envolvidas com o processo de inclusão. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Pública de Belo Horizonte, considerada uma referência no trabalho com o ensino regular inclusivo. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados de duas formas: (i) observação e notas de campo; e (ii) entrevistas semiestruturadas com a professora de Química e as duas Intérpretes de Libras. Os dados obtidos deram origem a três estudos de caso, cujas análises nos proporcionaram reflexões e orientações para o ensino em turmas inclusivas. Foi possível concluir que a barreira linguística existente entre os estudantes surdos e o conhecimento científico, devido principalmente à escassez de terminologias em Libras, pode ser amenizada quando o professor utiliza os recursos multimodais e características investigativas. Da mesma forma, as interações entre os surdos, professor e estudantes ouvintes, corrobora muito para o envolvimento dos estudantes na disciplina. O ensino de Libras, ao ser fomentado pela escola contribuiu para o acolhimento e respeito à diversidade dentro da sala de aula. Por fim, foi observado que a parceria entre o professor e intérpretes de Libras é primordial para entenderem com clareza a função de cada um, pois ainda necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as novas demandas advindas do processo de inclusão. Palavras-chave: Educação de Surdos, Ensino de Ciências por Investigação, Intérprete Educacional, Interações. |
Subject: | Professores Formação Surdos Educação Educação inclusiva Língua brasileira de sinais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NGH |
Issue Date: | 24-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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