Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W5PC6
Type: Tese de Doutorado
Title: Sistema de triagem visual e auditiva de crianças em idade escolar, conectado a um banco de dados
Authors: Fabricio Carvalho Soares
First Advisor: Marcos Pinoti Barbosa
First Referee: Marcos Vinicius Bortolus
Second Referee: RICARDO QUEIROZ GUIMARÃES
Third Referee: MARIA ELISABETE RODRIGUES F. GASPARETTO
metadata.dc.contributor.referee4: RAUL GONZALEZ LIMA
Abstract: Atendendo a demanda nacional, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de exames, acoplado a um banco de dados, que possa ser aplicado em programas públicos de triagem. Diversos programas de triagem de acuidade visual em crianças em idade escolar foram realizados. Na maioria destes programas pode-se observar que, apesar dos bons resultados, falta um sistema adequado para a realização dos exames, armazenamento dos dados e o seu tratamento estatístico em grande escala. Neste sistema estão acoplados subsistemas para a realização de diversos exames relacionados a acuidade visual, ao exame do limiar auditivo e para a transmissão automática dos dados para um computador / servidor. O sistema de triagem conseguiu atingir os objetivos propostos, podendo ser utilizado como uma ferramenta capaz de auxiliar nos exames de acuidade visual com letras, E, C e números, exames de foria, de sensibilidade ao contraste, de visão de cores (Ishihara) e do limiar auditivo. Também foi capaz de armazenar, de maneira automática, os dados em um servidor central, sem a intervenção do examinador. Alem disso é um sistema totalmente digital, tem baixo custo de produção e possui tamanhoreduzido, sendo fácil de transportar.
Subject: Acuidade visual
Crianças
Engenharia mecânica Tese
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W5PC6
Issue Date: 1-Jul-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_soares_f_c.pdf9.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.