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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A palavra na vida e na escola: um estudo sobre fatores fundamentais na constituição da escrita autoral
Autor(es): Tovar Nelson Pereira Júnior
Primeiro Orientador: Delaine Cafiero Bicalho
Primeiro membro da banca : Renato de Mello
Segundo membro da banca: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender os fatores que influenciam de modo significativo na construção da escrita autoral. Para tanto, estudamos o gênero do discurso artigo de opinião, produzido por seis alunos do segundo ano do Ensino Médio de um instituto federal de Minas Gerais, bem como o perfil sociocultural e do percurso formativo enquanto leitores e produtores de texto no qual estiveram e estão inseridos estes sujeitos. Valemo-nos do complexo conceitual da filosofia da linguagem bakhtiniana (2003, 2010, 2013) como fundamentação teórica geral e do conceito de capital cultural, de Pierre Bourdieu (2007), para análise dos dados que nos levaram a estabelecer uma relação entre formação cultural e escrita. Conduzimos o estudo em uma perspectiva qualitativa-interpretativista seja na análise dos índices de autoria observáveis nas produções textuais estudadas, seja no tratamento dos dados constituídos a partir dos questionários e das entrevistas que também compuseram o corpora da dissertação. Dentro do limite por nós estabelecido estudo da manifestação autoral no gênero artigo de opinião produzido por estudantes do Ensino Médio os resultados da pesquisa nos permitiram elencar três fatores como sendo fundamentais à construção da escrita autoral: escolaridade dos pais (entendida como capital cultural valorizado no mercado escolar); influência da mãe e de parentes do círculo de convívio dos sujeitos; papel da escola. Para este estudo, efetuado no contexto da Linguística Aplicada enquanto área e na linha de pesquisa Ensino do Português, é importante que os resultados de ordem teórica sejam lidos como possibilidade de suporte para uma intervenção prática transformadora do panorama ainda desafiador da educação brasileira, dentro do qual inscrevem-se os processos de ensino-aprendizagem de produção de textos.
Abstract: The present research sought to understand the factors that influence significantly the construction of authorial writing. In order to do so, the opinion piece genre was studied via pieces written by six students of the second year of high school from a federal institution in Minas Gerais, as well as their sociocultural profile and formal route of education as readers and writers in which they have been and still are inserted. The conceptual complex of Bakhtins philosophy of language (2003, 2010, 2013) is used as general theoretical background with the concept of cultural capital by Pierre Bourdieu (2007) for data analysis. These led the research towards the establishment of a relationship between cultural and written formation. The study was conducted within a qualitative-interpretive perspective both in the analysis of observable authorship levels in the studied written production and the treatment of data constituted by the surveys and interviews composing the dissertations corpora. Within the limit established by the researchers studying the authors manifestation in the opinion piece genre produced by high school students the results allowed the explicitation of three factors as fundamental for the construction of authorial writing: parents length of formal education (understood as cultural capital, valued in the scholar market); mothers influence and other relatives within a subjects social circle; and the schools role. For this study, carried out in the field of Applied Linguistics and Teaching of Portuguese, it is important that the theoretical results be read as a possibility of support for a practical intervention that may transform the still challenging panorama of Brazilian education, within which we find the processes of teaching and learning and text production.
Assunto: Linguística aplicada Estudo e ensino
Escrita Aspectos sociais
Gêneros discursivos
Lingua portuguesa Escrita
Lingüística textual
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKMGK
Data do documento: 25-Fev-2015
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