Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKMGK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee1Renato de Mellopt_BR
dc.contributor.referee2Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.creatorTovar Nelson Pereira Júniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:53:41Z-
dc.date.available2019-08-13T07:53:41Z-
dc.date.issued2015-02-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKMGK-
dc.description.abstractThe present research sought to understand the factors that influence significantly the construction of authorial writing. In order to do so, the opinion piece genre was studied via pieces written by six students of the second year of high school from a federal institution in Minas Gerais, as well as their sociocultural profile and formal route of education as readers and writers in which they have been and still are inserted. The conceptual complex of Bakhtins philosophy of language (2003, 2010, 2013) is used as general theoretical background with the concept of cultural capital by Pierre Bourdieu (2007) for data analysis. These led the research towards the establishment of a relationship between cultural and written formation. The study was conducted within a qualitative-interpretive perspective both in the analysis of observable authorship levels in the studied written production and the treatment of data constituted by the surveys and interviews composing the dissertations corpora. Within the limit established by the researchers studying the authors manifestation in the opinion piece genre produced by high school students the results allowed the explicitation of three factors as fundamental for the construction of authorial writing: parents length of formal education (understood as cultural capital, valued in the scholar market); mothers influence and other relatives within a subjects social circle; and the schools role. For this study, carried out in the field of Applied Linguistics and Teaching of Portuguese, it is important that the theoretical results be read as a possibility of support for a practical intervention that may transform the still challenging panorama of Brazilian education, within which we find the processes of teaching and learning and text production.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou compreender os fatores que influenciam de modo significativo na construção da escrita autoral. Para tanto, estudamos o gênero do discurso artigo de opinião, produzido por seis alunos do segundo ano do Ensino Médio de um instituto federal de Minas Gerais, bem como o perfil sociocultural e do percurso formativo enquanto leitores e produtores de texto no qual estiveram e estão inseridos estes sujeitos. Valemo-nos do complexo conceitual da filosofia da linguagem bakhtiniana (2003, 2010, 2013) como fundamentação teórica geral e do conceito de capital cultural, de Pierre Bourdieu (2007), para análise dos dados que nos levaram a estabelecer uma relação entre formação cultural e escrita. Conduzimos o estudo em uma perspectiva qualitativa-interpretativista seja na análise dos índices de autoria observáveis nas produções textuais estudadas, seja no tratamento dos dados constituídos a partir dos questionários e das entrevistas que também compuseram o corpora da dissertação. Dentro do limite por nós estabelecido estudo da manifestação autoral no gênero artigo de opinião produzido por estudantes do Ensino Médio os resultados da pesquisa nos permitiram elencar três fatores como sendo fundamentais à construção da escrita autoral: escolaridade dos pais (entendida como capital cultural valorizado no mercado escolar); influência da mãe e de parentes do círculo de convívio dos sujeitos; papel da escola. Para este estudo, efetuado no contexto da Linguística Aplicada enquanto área e na linha de pesquisa Ensino do Português, é importante que os resultados de ordem teórica sejam lidos como possibilidade de suporte para uma intervenção prática transformadora do panorama ainda desafiador da educação brasileira, dentro do qual inscrevem-se os processos de ensino-aprendizagem de produção de textos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprodução de textospt_BR
dc.subjectautoriapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subject.otherLinguística aplicada Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEscrita Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherLingua portuguesa Escritapt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.titleA palavra na vida e na escola: um estudo sobre fatores fundamentais na constituição da escrita autoralpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tovar_vers._final_2.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.