Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A6UM6P
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Identidade discursiva da resenha acadêmica de divulgação à luz da teoria da estrutura retórica e da teoria das sequências textuais
Autor(es): Angela Maria Alves Lemos Jamal
Primeiro Orientador: Maria Beatriz Nascimento Decat
Primeiro membro da banca : Maria Eduarda Giering
Segundo membro da banca: Luciani Dalmaschio
Terceiro membro da banca: Delaine Cafiero Bicalho
Quarto membro da banca: Regina Lucia Peret Dell Isola
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de textos do gênero resenha acadêmica de divulgação (RAD), e objetiva descrever o modo como se estrutura esse gênero, sob o ponto de vista macroestrutural. Sua fundamentação ancora-se em construtos teóricos funcionalistas, em especial na Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory - RST), conforme delineada em Mann e Thompson (1988), uma teoria voltada à descrição da maneira como um texto se estrutura em termos das relações retóricas que emergem entre as partes (spans) que o compõem, tomadas como unidades de informação. A identificação das relações retóricas é feita com base no critério de plausibilidade, a partir do qual o leitor atribui papel e intenção a cada unidade informacional, consoante ao que julga verdadeiro. Aliam-se à análise os pressupostos de Bernárdez (1995), que vincula o modelo da RST à ideia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com as relações apresentadas pela RST. Ainda, nas postulações teóricas formuladas por Adam (2008), no que se refere à estruturação composicional e à noção de sequência textual. A hipótese aqui defendida é a de que o autor constrói e organiza o seu texto, no caso a RAD, tendo em vista padrões sociocomunicativos. Nosso olhar se volta, pois, para a ocorrência das relações retóricas e das sequências textuais do gênero. São analisadas três de dez resenhas, que constituem o corpus do estudo, publicadas no período de 2000 a 2013, e cuja seleção teve, como parâmetros, o gênero, o enquadramento como RAD, a veiculação em revistas científicas, a vinculação à área de Letras/Linguística e a época de publicação. Tendo como escopo a macroestrutura das resenhas, identificamos a emergência das proposições relacionais núcleo-satélite de PREPARAÇÃO, ATRIBUIÇÃO, CAPACITAÇÃO, BACKGROUND/FUNDO, AVALIAÇÃO, COMENTÁRIO, JUSTIFICATIVA e ELABORAÇÃO; e as multinucleares de LISTA E SEQUÊNCIA. Constatamos, ainda, a predominância de sequências DESCRITIVAS, ARGUMENTATIVAS E EXPLICATIVAS. A partir desses resultados, traçamos um plano de texto do gênero sob análise e verificamos a identidade discursiva da resenha acadêmica de divulgação, estabelecendo a relação entre a macro-organização retórica e as sequências textuais, apontando para os aspectos convergentes entre a RST e a teoria das sequências proposta por Adam (2008).
Assunto: Gêneros textuais
Funcionalismo (Linguística)
Análise do discurso narrativo
Resumos Redação
Lingüística textual
Retórica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A6UM6P
Data do documento: 26-Ago-2015
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_capa_dura.pdf36.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.