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dc.contributor.advisor1Maria Beatriz Nascimento Decatpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Eduarda Gieringpt_BR
dc.contributor.referee2Luciani Dalmaschiopt_BR
dc.contributor.referee3Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee4Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.creatorAngela Maria Alves Lemos Jamalpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:39:25Z-
dc.date.available2019-08-11T11:39:25Z-
dc.date.issued2015-08-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-A6UM6P-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise de textos do gênero resenha acadêmica de divulgação (RAD), e objetiva descrever o modo como se estrutura esse gênero, sob o ponto de vista macroestrutural. Sua fundamentação ancora-se em construtos teóricos funcionalistas, em especial na Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory - RST), conforme delineada em Mann e Thompson (1988), uma teoria voltada à descrição da maneira como um texto se estrutura em termos das relações retóricas que emergem entre as partes (spans) que o compõem, tomadas como unidades de informação. A identificação das relações retóricas é feita com base no critério de plausibilidade, a partir do qual o leitor atribui papel e intenção a cada unidade informacional, consoante ao que julga verdadeiro. Aliam-se à análise os pressupostos de Bernárdez (1995), que vincula o modelo da RST à ideia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com as relações apresentadas pela RST. Ainda, nas postulações teóricas formuladas por Adam (2008), no que se refere à estruturação composicional e à noção de sequência textual. A hipótese aqui defendida é a de que o autor constrói e organiza o seu texto, no caso a RAD, tendo em vista padrões sociocomunicativos. Nosso olhar se volta, pois, para a ocorrência das relações retóricas e das sequências textuais do gênero. São analisadas três de dez resenhas, que constituem o corpus do estudo, publicadas no período de 2000 a 2013, e cuja seleção teve, como parâmetros, o gênero, o enquadramento como RAD, a veiculação em revistas científicas, a vinculação à área de Letras/Linguística e a época de publicação. Tendo como escopo a macroestrutura das resenhas, identificamos a emergência das proposições relacionais núcleo-satélite de PREPARAÇÃO, ATRIBUIÇÃO, CAPACITAÇÃO, BACKGROUND/FUNDO, AVALIAÇÃO, COMENTÁRIO, JUSTIFICATIVA e ELABORAÇÃO; e as multinucleares de LISTA E SEQUÊNCIA. Constatamos, ainda, a predominância de sequências DESCRITIVAS, ARGUMENTATIVAS E EXPLICATIVAS. A partir desses resultados, traçamos um plano de texto do gênero sob análise e verificamos a identidade discursiva da resenha acadêmica de divulgação, estabelecendo a relação entre a macro-organização retórica e as sequências textuais, apontando para os aspectos convergentes entre a RST e a teoria das sequências proposta por Adam (2008).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de textopt_BR
dc.subjectRelações retóricaspt_BR
dc.subjectGênero Resenha Acadêmicapt_BR
dc.subjectOrganização macroestruturalpt_BR
dc.subjectSequências Textuaispt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherFuncionalismo (Linguística)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.otherResumos Redaçãopt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.titleIdentidade discursiva da resenha acadêmica de divulgação à luz da teoria da estrutura retórica e da teoria das sequências textuaispt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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