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Tipo: Tese de Doutorado
Título: A arquitetura como ficção: superfícies gráficas e perspectivas paradoxais para o espaço: a obra de Regina Silveira
Autor(es): Juliana Pontes Ribeiro
primer Tutor: Stephane Denis Albert Rene Huchet
primer miembro del tribunal : Renata Moreira Marquez
Segundo miembro del tribunal: Amir Brito Cadôr
Tercer miembro del tribunal: Maria Clara Amado Martins
Cuarto miembro del tribunal: Paulo Bernardo Ferreira Vaz
Resumen: O presente estudo propõe uma reflexão sobre as possibilidades de sensibilização dos espa­ços arquitetônicos por meio das interfaces gráficas de superfície realizadas nas instalações site-specific da artista Regina Silveira. A investigação tem em vista a ampliação da reflexão crítica sobre a qualidade das experiências sensíveis nos espaços construídos e, também, busca apontar possibilidades de reconciliação entre a dimensão técnica e o conteúdo expressivo na arquitetura contemporânea por meio da relação interdisciplinar entre arquitetura, arte e design gráfico. Além disso, importa investigar em que medida o exercício da arte em direção à incorporação das contradições inerentes à complexidade dos ambientes de vida contemporâ­neos pode ser considerado na pauta das atividades projetivas e das discussões teóricas em ar­quitetura, assim como no campo do design de superfícies aplicado aos ambientes construídos. O viés teórico tem como fundamento a fenomenologia e os estudos de percepção, sempre ancorados em teorias da arte, da arquitetura e do design gráfico. O estudo considera a arte site-specific como um território de tensionamento máximo dessas questões na arquitetura, mas não deixa de fazer apontamentos sobre o design de superfícies também como meio de ampliação do campo relacional das obras arquitetônicas e das experiências de caráter sensível no cotidiano.
Abstract: This study proposes a reflection on the possibilities of awareness of architectural spaces throu­gh the graphics interfaces of surface, performed in site-specific installations of the artist Regina Silveira. The research is aimed at the expansion of critical reflection on the quality of sensory experiences in built spaces and also point reconciliation possibilities between the technical dimension and expressive content in contemporary architecture through the interdisciplinary relationship between architecture, art and graphic design. Furthermore, it should investigate to what extent the exercise of art towards a merger of the contradictions inherent to the com­plexity of contemporary living environments can be considered on the agenda of projective activities and theoretical discussions in architecture, as well as surface design field applied to the built environment. The theoretical framework is based on the phenomenology and per­ception studies, always grounded in theories of art, architecture and graphic design. The study considers the site-specific art as a maximum tensioning territory these issues in architecture, but also make notes on the surface design as a means of expanding the relational field of ar­chitectural works and of sensitive experiences in daily life.
Asunto: Espaço (Arquitetura)
Representação de superfícies
Instalações (Arte)
Percepção espacial
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKJH2R
Fecha del documento: 22-ago-2016
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