Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKJH2R
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A arquitetura como ficção: superfícies gráficas e perspectivas paradoxais para o espaço: a obra de Regina Silveira |
Autor(es): | Juliana Pontes Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Stephane Denis Albert Rene Huchet |
Primeiro membro da banca : | Renata Moreira Marquez |
Segundo membro da banca: | Amir Brito Cadôr |
Terceiro membro da banca: | Maria Clara Amado Martins |
Quarto membro da banca: | Paulo Bernardo Ferreira Vaz |
Resumo: | O presente estudo propõe uma reflexão sobre as possibilidades de sensibilização dos espaços arquitetônicos por meio das interfaces gráficas de superfície realizadas nas instalações site-specific da artista Regina Silveira. A investigação tem em vista a ampliação da reflexão crítica sobre a qualidade das experiências sensíveis nos espaços construídos e, também, busca apontar possibilidades de reconciliação entre a dimensão técnica e o conteúdo expressivo na arquitetura contemporânea por meio da relação interdisciplinar entre arquitetura, arte e design gráfico. Além disso, importa investigar em que medida o exercício da arte em direção à incorporação das contradições inerentes à complexidade dos ambientes de vida contemporâneos pode ser considerado na pauta das atividades projetivas e das discussões teóricas em arquitetura, assim como no campo do design de superfícies aplicado aos ambientes construídos. O viés teórico tem como fundamento a fenomenologia e os estudos de percepção, sempre ancorados em teorias da arte, da arquitetura e do design gráfico. O estudo considera a arte site-specific como um território de tensionamento máximo dessas questões na arquitetura, mas não deixa de fazer apontamentos sobre o design de superfícies também como meio de ampliação do campo relacional das obras arquitetônicas e das experiências de caráter sensível no cotidiano. |
Abstract: | This study proposes a reflection on the possibilities of awareness of architectural spaces through the graphics interfaces of surface, performed in site-specific installations of the artist Regina Silveira. The research is aimed at the expansion of critical reflection on the quality of sensory experiences in built spaces and also point reconciliation possibilities between the technical dimension and expressive content in contemporary architecture through the interdisciplinary relationship between architecture, art and graphic design. Furthermore, it should investigate to what extent the exercise of art towards a merger of the contradictions inherent to the complexity of contemporary living environments can be considered on the agenda of projective activities and theoretical discussions in architecture, as well as surface design field applied to the built environment. The theoretical framework is based on the phenomenology and perception studies, always grounded in theories of art, architecture and graphic design. The study considers the site-specific art as a maximum tensioning territory these issues in architecture, but also make notes on the surface design as a means of expanding the relational field of architectural works and of sensitive experiences in daily life. |
Assunto: | Espaço (Arquitetura) Representação de superfícies Instalações (Arte) Percepção espacial |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKJH2R |
Data do documento: | 22-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_completa_juliana_pontes.pdf | 39.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.